Sindicato solicita reunião com secretário da Saúde de Caucaia para tratar sobre OS que irá gerir unidades
Entidade quer detalhes de como será a relação de gestão entre os médicos servidores públicos de Caucaia e a gestão da OS

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, nesta sexta-feira (25), ao secretário da Saúde do município de Caucaia, Zózimo Medeiros, para tratar sobre a Organização Social (OS), Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que irá gerir os estabelecimentos públicos de saúde no município de Caucaia. A entidade já havia encaminhado ofício na última quarta-feira (23) solicitando reunião com o secretário para discutir sobre o reajuste dos médicos.

De acordo com o Departamento Jurídico do Sindicato,  tendo em vista as recentes modificações ocorridas no município de Caucaia no que tange a gestão, operacionalização e execução das ações e serviços das unidades de saúde, a entidade solicita que a secretaria apresente informações mais detalhadas acerca da Organização Social que está responsável por executar estas atividades, assim como informar a razão social; quais são especificamente as atividades que irá desenvolver; quais os exatos estabelecimentos de saúde que serão geridos; como será a relação de gestão entre os médicos servidores públicos de Caucaia e a gestão da OS, além de todas as demais informações pertinentes a esta relação jurídica que foi estabelecida recentemente entre o Caucaia e a citada OS.

O Sindicato dos Médicos do Ceará pede ainda que as informações solicitadas sejam concedidas em tempo hábil.

Atendimentos mantidos

A partir de 1º de março, a OS passará a gerir o Hospital Municipal e  Maternidade de Caucaia, e muitos servidores procuraram o Sindicato dos Médicos preocupados com o fato de que até o momento não foram chamados para uma reunião sobre como será feita a transição.

O Departamento Jurídico do Sindicato entrou em contato, na manhã desta sexta-feira (25), com a coordenadora de Relações Institucionais do INTS, Cintia Santos, que garantiu que a população não ficará desassistida.

Tentativas de diálogo

O Sindicato dos Médicos reitera que não é de hoje que a saúde do município passa por problemas. Durante todo o ano de 2021, a entidade tentou diálogo e solicitou inúmeras reuniões com o prefeito Vitor Valim e com o secretário da Saúde, Zózimo Medeiros, para discutir sobre os problemas que a categoria enfrenta, e nenhuma das tentativas foi respondida.

A entidade roga, novamente, para que os representantes do município deem a atenção que a área da saúde merece, e que abram diálogo para que haja resolutividade aos diversos problemas que acometem os profissionais e população.