Sindicato dos Médicos solicita que Prefeitura de Caucaia justifique ausência de pagamento das Gratificações de Produtividade dos servidores

Em ofício encaminhado ao prefeito de Caucaia, Vitor Valim, na última quarta-feira (12), o Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou que o município justifique a ausência de pagamento das Gratificações de Produtividade dos médicos servidores municipais. De acordo com o Sindicato, tal gratificação é prevista em lei desde 2006 e deve ser paga aos servidores integrantes dos grupos ocupacionais de atividades de nível superior de saúde e atividades auxiliares de saúde com efetivo exercício nas unidades hospitalares e unidades de saúde que desenvolvam serviços especializados, integrantes da estrutura organizacional da secretaria  de gestão e promoção da saúde.

Leia mais: Sindicato dos Médicos encaminha ofícios à Prefeitura de Caucaia para tratar sobre reajuste no valor dos plantões, reajuste vencimental e retomada do PCCS

No entanto, segundo informações do Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos do Ceará, faz anos que os médicos de Caucaia estão  sem  receber  esta  gratificação.  Os profissionais alegam que quando questionam à   Administração   Pública   Municipal   sobre   qual   seria  a  motivação   da   ausência   de pagamentos  da  referida  gratificação,  recebem  como  resposta  a  justificativa  de  que  a gratificação  de  produtividade  não  está  sendo  paga  porque  o  município  encontra-se  no  limite prudencial de gastos e que haveria uma determinada norma que garante ao município agir desta forma. Contudo, não menciona expressamente qual seria esta normativa.

No ofício, o Departamento Jurídico do Sindicato ressalta que a mesma situação já se repetiu em anos  anteriores,  como  em  2018, quando  o  Município  de  Caucaia  continuava  sem  pagar  a gratificação, no entanto, naquele momento já se encontrava abaixo do limite prudencial de gastos em determinado  período. Por esse motivo, o departamento realizou uma nova busca dos relatórios anuais no site do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), de como está  a  situação  de  cada  município,  em  percentual,  a  cada  quadrimestre, e o resultado aponta que Caucaia consta em situação regular desde o segundo quadrimestre de 2019.

Significa salientar que o município de Caucaia não se encontra no limite prudencial já há algum tempo. O Sindicato dos Médicos do Ceará solicita que o município apresente justificativa legal sobre o que motivou a ausência de pagamentos dos últimos anos em relação à gratificação de produtividade.

A entidade reitera seu compromisso com a categoria a qual representa e garante que seguirá acompanhando a situação de perto para que os médicos do município de Caucaia sejam valorizados e tenham as melhores condições de trabalho.