Sindicato dos Médicos encaminha ofícios à Prefeitura de Caucaia para tratar sobre reajuste no valor dos plantões, reajuste vencimental e retomada do PCCS

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofícios, na última quarta-feira (12), ao prefeito de Caucaia, Vitor Valim, para solicitar reajuste no valor dos plantões (equiparação) dos médicos contratados, bem como tratar sobre o reajuste vencimental e a retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos médicos servidores do município. Os mesmos ofícios já haviam sido encaminhados à Secretaria de Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia (SAGPT) e Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS), em 22 de dezembro.

Em resposta ao Sindicato, no dia 28 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou parecer afirmando que as solicitações eram de competência do Poder Executivo.

Leia mais: Sindicato dos Médicos oficia município de Caucaia para tratar sobre reajuste vencimental, retomada do PCCS e equiparação no valor dos plantões

Solicitação

Após reunião no dia 15 de dezembro de 2021, no Hospital Municipal de Caucaia Abelardo Gadelha da Rocha, em que esteve presente o Secretário de Saúde de Caucaia, Zózimo Luís de Medeiros Silva, direção do hospital, médicos e representante jurídico do Sindicato dos Médicos do Ceará, ficou deliberado que haveriam algumas solicitações formais dirigidas a algumas secretarias do município, entre elas a do reajuste no valor dos plantões dos médicos contratados pelas cooperativas Univida e MT Mais Saúde.

Representando os médicos contratados, o Sindicato ficou responsável por realizar um estudo do impacto financeiro correspondente ao aumento dos valores dos plantões destes profissionais, tendo por base os valores pagos por plantões nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, bem como equiparar com os profissionais que laboram na UTI. No entanto, o Departamento Jurídico do Sindicato não encontrou as cópias dos contratos disponíveis no site da Prefeitura de Caucaia, nem mesmo no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Univida ou MT Mais Saúde.

O Sindicato dos Médicos do Ceará requisita, agora à Prefeitura de Caucaia, que seja feita uma análise acerca da possibilidade de que o valor atualmente cobrado pela cooperativa a título de desconto do repouso semanal remunerado, em torno de 8,3% em cima do valor de nota, deixe de ser imperativo.

Reajuste vencimental e PCCS

De acordo com o Sindicato dos Médicos do Ceará, os médicos servidores públicos de Caucaia estão há dois anos sem um reajuste sobre o vencimento base. A entidade também ressalta que o PCCS dos servidores municipais encontra-se parado e há mais de dois anos os profissionais estão sem suas devidas ascensões.

Por esses motivos, a entidade solicita à Prefeitura de Caucaia que seja concedida a reposição/reajuste das perdas salariais do período de 2020-2021, bem como a retomada urgente e imediata do que preconiza o PCCS, medida imprescindível que se impõe para restaurar a dignidade dos profissionais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que seguirá acompanhando a situação dos profissionais de Caucaia até que os mesmos tenham a devida valorização e melhores condições de trabalho.