Histórico

Quem somos

Histórico

O Sindicato


Há 81 anos, fazendo mais por você


O Sindicato dos Médicos do Ceará é uma associação de profissionais que trabalha pela valorização da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da saúde no Estado.


Hoje, após oito décadas de trajetória, o Sindicato passa por uma fase de renovação, baseada em uma gestão moderna, democrática, transparente e, sobretudo, independente, com uma base de cerca de seis mil associados.

Nossa História

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi fundado em 1941 após um intenso movimento da classe, que começou ainda em 1928 em uma tentativa de implantar a entidade durante uma reunião do Centro Médico Cearense (CMC). Pelo fato de a atividade médica, à época, ser puramente liberal e autônoma, não houve êxito.

Somente em 28 de agosto de 1941, foi oficialmente expedida a primeira Carta de Reconhecimento do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará. No entanto, apenas 27 anos depois, o Sindicato foi, de fato, reconhecido pela própria classe.


Em 1975, o Sindicato possuía cerca de 100 médicos filiados. Foi neste ano, também, que aconteceu a primeira eleição da diretoria. E, ao longo desta primeira gestão, foi possível formar uma pequena estrutura administrativa, com a aquisição de telefones, máquinas de escrever e outros utensílios necessários.

Três anos depois, em 1978, já com uma base de 1.200 médicos sindicalizados e uma média de três mil profissionais em atividade, o Sindicato conseguiu equiparar-se às entidades sindicais médicas de maior destaque no País, como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Entre 1991 a 1994, o Sindicato dos Médicos adquiriu a sede própria em Fortaleza, onde funciona atualmente, localizado na Rua Pereira Filgueiras, 2020, no bairro Aldeota.

Ao longo destes anos, a entidade foi responsável por diversas ações em prol dos médicos e da medicina de qualidade no Estado do Ceará. E em 2015, inicia uma nova trajetória, tendo como pauta principal as reivindicações dos próprios médicos.

O período marca uma mudança não só de postura ética, como estética. O Sindicato dos Médicos do Ceará inaugurou uma nova identidade visual em todos os espaços físicos da sede e em seus canais de comunicação, cujo objetivo se baseia em modernidade e dinamismo. Princípios estes, que seguem atualmente, sendo renovados a cada gestão.

Em 2021, um novo marco. O Sindicato dos Médicos do Ceará conquistou, pela primeira vez, o selo Great Place To Work (GPTW), que atesta a entidade como um dos melhores lugares para trabalhar e hoje se consagra com o selo pelo segundo ano consecutivo.

Já em 2022, a entidade obteve a certificação ISO 9001, sistema de gestão que estabelece a otimização de processos e a satisfação dos clientes, no caso, os médicos associados. Certificações estas que demonstram todo o potencial e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Médicos.

Missão

Trabalhar pela valorização, promoção e defesa da atividade médica, bem como zelar pela saúde e dignidade de profissionais e pacientes, sobretudo daqueles em condição de vulnerabilidade.

Visão

Ser o Sindicato laboral referência no País, consciente do papel mediador e representativo da categoria médica, politicamente articulado e formador de opinião -, que atua alinhado aos principais anseios da sociedade, com destacado protagonismo, responsabilidade social e em parceria com as demais entidades representativas da categoria.

Valores

Ética: honestidade, transparência, respeito, lealdade e independência;
Credibilidade: compromisso, verdade, diligência, construída de forma colegiada e participativa;
Inovação: novas tecnologias e infraestrutura a serviço da categoria;
Parceria: colaboração, apoio, benefícios;
Responsabilidade profissional, social e ambiental.

Nossas Reivindicações

  • Defesa do Ato Médico;
  • Exigência do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida);
  • Carreira de Estado e realização de Concurso Público;
  • Defesa do Piso;
  • Entende como prejudiciais à categoria as terceirizações na área da Saúde;
  • Dedica-se ao aprimoramento dos serviços prestados pelos médicos.

Nossas Atribuições

  • Reivindicar melhorias nas condições de saúde da população e buscar o fortalecimento do sistema público de saúde;
  • Representar os interesses gerais da categoria ou interesses individuais de filiados;
  • Celebrar acordos e convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos;
  • Colaborar como órgão técnico consultivo no estudo e solução de problemas relacionados com a categoria;
  • Zelar pelo cumprimento da legislação, acordos e convenções coletivas de trabalho, sentenças normativas e demais institutos que assegurem direitos à categoria.