ISGH responde ofício do Sindicato dos Médicos do Ceará e afirma que aumentou equipe médica da UPA Messejana

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) respondeu, no dia 14 de janeiro, ofício encaminhado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará solicitando esclarecimento referente ao agravamento das condições laborais da UPA Messejana devido a alta demanda de pacientes e carência no quantitativo de profissionais. De acordo com o Instituto, foram contratados mais um chefe de equipe e dois técnicos de enfermagem.

O ISGH também informou que, para atender a necessidade disposta, ampliou o quantitativo de monitores multiparâmetros e de bomba de infusão da unidade. O ISGH esclareceu, ainda, que a equipe médica da UPA Messejana é formada por médicos plantonistas 24 horas, no quantitativo de 12 profissionais, sendo um médico chefe de equipe; três médicos plantonistas no eixo adulto; e dois médicos plantonistas no eixo infantil.

Ofício

Conforme informações recebidas anteriormente pelo Sindicato, o eixo adulto da UPA de Messejana que comporta até 11 pacientes, estava com 27 pessoas internadas aguardando transferência. Os pacientes estavam ficando internados em poltronas e macas em setores em que normalmente funcionava como sala de medicação, além de estarem usando oxigênio sem equipamento de monitorização. Diante a gravidade da situação, o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, no dia 07 de janeiro, ao ISGH cobrando esclarecimentos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e reforça que segue intensificando suas ações no sentido de proteger e garantir condições dignas de trabalho aos médicos neste momento de alta demanda por atendimentos de casos de Covid-19 e síndromes gripais.