Os cinco maiores hospitais públicos de Fortaleza registraram, em julho, um total de 90 pessoas internadas nos corredores. Os dados constam no Corredômetro, levantamento realizado mensalmente pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. Os números foram contabilizados até a última sexta-feira (06).
A verificação nos corredores dos hospitais é realizada com o objetivo de divulgar e compartilhar com a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por pacientes e profissionais da área. Uma ronda, in loco, é feita nas seguintes unidades: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM).
Conforme os dados do Corredômetro foram registrados 22 pessoas à espera de um leito no Hospital de Saúde Mental; 19 no Hospital de Messejana; 47 no HGF; 02 no IJF; e zero no Hospital Infantil Albert Sabin.
Em junho, o Corredômetro havia registrado 124 pessoas à espera de um leito na Capital.
Saiba mais
O Corredômetro iniciou os registros em dezembro de 2016 – antes publicado diariamente e, depois, nos dias úteis – passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal da saúde pública.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará