Devedômetro: 11 municípios cearenses encerram mês de setembro em débito com os salários dos médicos
O município de Icó passou a integrar a lista de devedores devido ao atraso no pagamento aos médicos que prestaram serviços na UPA

Em setembro, 11 municípios cearenses encerraram o mês em débito com os salários dos médicos, conforme aponta o Devedômetro, divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. As cidades são: Capistrano, Cascavel, Fortaleza, Icó, Iguatu, Maracanaú, Nova Russas, Pacatuba, Poranga, São Luís do Curu e Sobral.

O município de Icó passou a integrar a lista de devedores devido ao atraso no pagamento aos médicos que prestaram serviços na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante o mês de julho.

Em setembro, o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, e o delegado sindical, Dr. Levi Carioca participaram de uma reunião com a secretária de Saúde do município, Regiane Braz, para discutir a situação. Na ocasião, foram informados de que os valores seriam efetuados em breve, o que não ocorreu até o momento dessa publicação.

Devedômetro

O Devedômetro, além de contabilizar as prefeituras em débitos com os salários dos médicos, considera os períodos de atraso e as unidades de saúde.

O Sindicato dos Médicos reforça que os dados publicados refletem as pendências registradas até setembro, cobradas de forma administrativa pelo Departamento Jurídico da entidade. Além destes municípios, outros nove ainda enfrentam ações judiciais para efetuarem os pagamentos.

Caso algum município regularize os débitos após a divulgação, a atualização será feita no Devedômetro do mês seguinte.

Municípios com dívidas até setembro de 2026

Capistrano

Local: Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazaré
Período: Novembro e Dezembro de 2024

Cascavel

Local: Unidade de Convivência do Autista (UCA)
Período: Outubro, novembro e dezembro de 2024

Fortaleza

Local: Upinhas

Período: agosto de 2026

Icó

Local: UPA Icó

Período: julho de 2026

Iguatu

Período: Novembro e dezembro de 2024

Maracanaú

Local: Hospital Municipal de Maracanaú – Dr. João Elísio de Holanda

Período: maio, junho e julho de 2026

Nova Russas

Local: Hospital Municipal de Nova Russas

Período: julho de 2026

Pacatuba

Local: UPA de Pacatuba

Período: Dezembro de 2024

Poranga

Período: Novembro e dezembro de 2024 (pagando em parcelas)

São Luís do Curu

Local: Hospital Municipal Antônio Ribeiro da Silva
Período: Dezembro de 2024

Sobral

Local: UPA Sobral
Período: Novembro e dezembro de 2024

Municípios com ações judiciais até setembro de 2026

  • Acarape: novembro e dezembro de 2020
  • Aracati: plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA
  • Catunda: plantões dos dias 06,07,09,13,14,20,21,27,28 de novembro de 2016
  • Horizonte: fevereiro de 2023
  • Maranguape: dezembro de 2020
  • Morada Nova: outubro de 2021
  • Mulungu: agosto, setembro e outubro de 2015
  • Paramoti: dezembro de 2020
  • Pires Ferreira: 2012

Como acionar o Devedômetro                    

O Sindicato dos Médicos orienta os profissionais a documentarem os plantões para comprovações futuras. Em caso de prejuízos salariais, o médico associado, deve procurar imediatamente a entidade para que as providências sejam tomadas.

O Devedômetro funciona da seguinte forma: o Sindicato é acionado por associados cujas remunerações estão em atraso. Após checar a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através do seu Departamento Jurídico. Esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o pagamento.  A divulgação refere-se sempre aos débitos do mês anterior.

A ferramenta, criada em 2017 para divulgar a lista de municípios com ações judiciais para pagar salários dos médicos, agora contabiliza os municípios que possuem dívidas atuais, ainda cobradas de forma administrativa.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

 

 

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!