O Sindicato dos Médicos oficiou, na última sexta-feira (23), a Secretaria de Saúde do município de Guaraciaba do Norte solicitando esclarecimento acerca de denúncias recebidas que dão conta de atrasos salariais e desabastecimento de medicações nas unidades de saúde.
A entidade tomou conhecimento de relatos recorrentes de atrasos e irregularidades nos pagamentos devidos aos médicos, situação que vem gerando insegurança profissional, prejuízos pessoais e risco concreto à continuidade e à qualidade da assistência prestada à população. O Sindicato recebeu ainda informações acerca de possível falta de fornecimento de medicamentos nas unidades de saúde do município.
Diante do cenário, a entidade solicita que a SMS de Guaraciaba do Norte esclareça a situação atual dos pagamentos devidos aos médicos, informando eventuais competências em atraso e valores pendentes. Pede ainda que apresente um cronograma definido para a regularização integral dos pagamentos, com indicação de prazos objetivos para quitação e um plano de ação estruturado pela gestão municipal para evitar a reincidência de atrasos, indicando as medidas administrativas e financeiras adotadas ou a serem implementadas.
A entidade solicita ainda a confirmação da informação sobre desabastecimento de medicamentos, indicando, em caso positivo, quais unidades foram afetadas, quais medicamentos encontram-se em falta e quais providências estão sendo adotadas para a normalização do fornecimento.
O Sindicato dos Médicos reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição do município a fim de elucidar os problemas enfrentados pelos médicos e pela população.
Foto: Conviver Urbanismo/Reprodução
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará