Na última terça-feira (21), o Sindicato dos Médicos, representado pelo seu presidente, Dr. Edmar Fernandes, se reuniu com parlamentares na Assembleia Legislativa do Ceará com intuito de discutir acerca da precarização da pediatria no Estado e solicitar apoio aos deputados nas pautas relacionadas à assistência à saúde infantil.
Participaram da reunião os deputados estaduais Alcides Fernandes (PL), Lucinildo Frota (PDT), Sargento Reginauro (UNIÃO), Pedro Matos (AVANTE), Cláudio Pinho (PDT), Felipe Mota (UNIÃO), Queiroz Filho (PDT), David Vasconcelos (PL), Antônio Henrique (PDT). Também esteve presente a Dra. Mayra Pinheiro, médica pediatra e ex-deputada federal.
Foram apresentados aos deputados os diversos problemas que a pediatria tem enfrentado nas unidades de saúde do Ceará. Diante do cenário, os parlamentares irão entrar com uma manifestação junto ao Ministério Público para que o órgão solicite ao Estado dados referentes ao número de crianças que estão aguardando por cirurgias, a capacidade de internação e o número de leitos efetivos disponíveis para internação em UTI pediátrica e neonatal e a capacidade de atendimento a crianças neurodivergentes.
“O Sindicato tem buscado soluções para a situação de precarização que a especialidade tem enfrentado, principalmente com a paralização dos serviços de cirurgia pediátrica no HGF e HGWA. Não podemos permitir que a população infantil sofra com um colapso assistencial”, afirma Dr. Edmar Fernandes.
Diante da dificuldade ao acesso dessas informações, não é possível dimensionar o déficit da especialidade nas unidades. O objetivo é que, com acesso aos dados, possam ser elaboradas propostas para o aperfeiçoamento da rede pediátrica nos hospitais dos municípios cearenses.
Movimento “Criança Merece Respeito”
O Sindicato dos Médicos realizou, no dia 10 de outubro, uma caminhada em prol da pediatria no Estado. A ação teve como objetivo chamar atenção para a precarização da especialidade em inúmeras unidades de saúde. Participaram do ato médicos, profissionais da saúde, além de representantes da sociedade.
A entidade alerta para a falta de cirurgiões pediátricos no Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA), no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), conforme informado pela Cooperativa dos Pediatras do Ceará (COOPED), devido à falta de renovação contratual.
O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso com a categoria e segue tomando todas as medidas para que a população infantil não sofra com a desassistência e possam ter atendimento pediátrico de qualidade.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará