O Sindicato dos Médicos oficiou, na última terça-feira (16), a secretária de saúde de Fortaleza, Riane Barbosa, solicitando providências quanto à ausência de pagamento dos salários dos médicos contratados sob o regime celetista pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), referente ao mês de agosto de 2025, cujo vencimento se deu no 5º dia útil do mês de agosto, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O Sindicato dos Médicos já havia oficiado a SPDM cobrando esclarecimentos, mas não obteve nenhuma resposta oficial. A entidade reforça que o cumprimento do repasse salarial dentro do vencimento é uma obrigação legal do empregador e um direito inalienável do trabalhador.
“Os profissionais da saúde lidam constantemente com atrasos salariais. Esta é uma realidade em diversos municípios do Estado, o que coloca em risco não somente a segurança financeira do médico, mas também a continuidade da prestação de serviços de saúde à população”, afirma Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.
Diante do cenário, o Sindicato solicita que a SMS de Fortaleza esclareça os motivos do não pagamento dos salários, indique a previsão exata e oficial para a regularização dos pagamentos e adote providências imediatas para garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas dos médicos vinculados à SPDM.
A entidade ressalta que, persistindo tal irregularidade, irá adotar as medidas sindicais, administrativas e/ou judiciais cabíveis para a proteção dos direitos da categoria, inclusive com a convocação de assembleia geral dos profissionais afetados.
O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso com a categoria e aguarda resolução imediata e célere da demanda.
Foto: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará