Sindicato dos Médicos oficia SMS de Cascavel solicitando esclarecimentos e medidas urgentes acerca da falta de exames laboratoriais na UPA do município
De acordo com denúncias, os pacientes estão sendo orientados a procurar serviços particulares para realização de exames

O Sindicato dos Médicos oficiou, nesta segunda-feira (25), a secretária da saúde de Cascavel, Elaine Cardoso Abintes, solicitando esclarecimentos e providências quanto a não realização de exames laboratoriais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

De acordo com denúncias, os médicos plantonistas estariam restritos à realização apenas da anamnese clínica, sendo impedidos de solicitar exames laboratoriais básicos para adequada investigação diagnóstica. Ainda segundo as denúncias, os pacientes estão sendo orientados a procurar serviços particulares para realização de exames, o que fere gravemente os princípios de universalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), além de comprometer a qualidade do atendimento médico prestado na rede pública.

A entidade ressalta que a situação configura uma grave limitação ao exercício ético da medicina, colocando em risco a segurança dos pacientes e expondo os profissionais a riscos legais e éticos, uma vez que a conduta clínica ideal muitas vezes depende de exames complementares para adequada avaliação e conduta terapêutica.

Leia mais: Pagamentos dos médicos que atuam na Unidade de Convivência do Autista, em Cascavel, estão em atraso desde outubro; Sindicato cobra providências

“É muito importante que os exames laboratoriais sejam retomados com a maior brevidade possível, tendo em vista o impacto direto sobre a assistência médica e a saúde da população atendida pela rede municipal”, afirma Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.

Diante do cenário, o Sindicato solicita a SMS de Cascavel esclarecimentos formais sobre os motivos da não realização de exames laboratoriais na UPA, além de informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para restabelecer o serviço e a previsão de normalização da oferta dos exames de sangue aos pacientes atendidos na unidade.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a defesa da saúde pública e das condições dignas de trabalho e coloca-se à disposição para colaborar com o acompanhamento das ações e medidas corretivas.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!