Médicos cooperados que atuam no Hospital da Mulher estão com os salários de outubro e novembro de 2024 ainda em atraso; Sindicato solicita regularização imediata
Situação compromete a estabilidade financeira dos médicos e afeta suas obrigações pessoais e profissionais

O Sindicato dos Médicos oficiou, na última quarta-feira (9), a secretária da saúde de Fortaleza, Dra. Socorro Martins, e o presidente da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH), Dr. José Newton, solicitando providências urgentes acerca do atraso no pagamento dos honorários dos médicos cooperados que atuam no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann.

A COAPH atribui os atrasos salariais exclusivamente à morosidade da Administração Pública. No entanto, o cenário em abril de 2025 é a de que os profissionais médicos ainda não receberam a remuneração referente aos meses de outubro e novembro de 2024. Essa situação ultrapassa os limites do razoável, comprometendo a estabilidade financeira dos médicos e afetando suas obrigações pessoais e profissionais.

A entidade ressalta que a imprevisibilidade nos pagamentos gera desmotivação generalizada entre os profissionais, podendo, inclusive, impactar a qualidade da assistência prestada à população.

Leia mais: Sindicato recebe denúncia de atraso no pagamento dos cirurgiões gerais do Hospital da Mulher

“O prolongamento desse cenário também acarreta desgaste institucional para a própria cooperativa e para a gestão do hospital, fragilizando o vínculo cooperativo e a confiança dos médicos na COAPH enquanto intermediadora de seus serviços, bem como na administração do Hospital da Mulher e Secretaria Municipal de Saúde”, afirma Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.

Diante da situação, a entidade solicita, com urgência, esclarecimentos formais sobre as causas desses atrasos e cobra a imediata regularização dos honorários pendentes.

O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso em defesa da categoria e assegura que tomará todas as providências cabíveis para solucionar os atrasos salariais dos profissionais que atuam na unidade de saúde.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!