Na última sexta-feira (6), o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou a diretora do Hospital Municipal João Elísio de Holanda, Teresa Cristina de Oliveira, sobre questões observadas em visita recente realizada pelo secretário-geral da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, à unidade. O hospital, localizado em Maracanaú, apresenta alguns problemas relacionados a qualidade dos serviços médicos prestados e as condições de trabalho dos profissionais da unidade.
Em conversa com os profissionais, o secretário-geral foi informado que os médicos que atuam via cooperativa estavam com atraso no pagamento de um mês. Além disso, observou que o valor líquido dos plantões sofreu uma redução significativa, passando de R$ 1.520,00 para R$ 1.200,00.
Também foi reportada a ausência de medicamentos essenciais, como cetoprofeno e captopril, levando à substituição emergencial por outras medicações
Ainda na visita, os profissionais relataram insegurança nos plantões noturnos. Conforme informaram, a unidade conta, eventualmente, com o apoio de um Guarda Municipal desarmado, mas em diversas ocasiões não há esse suporte.
“Verificamos a necessidade de melhorias no ambiente de trabalho, não apenas na questão do fornecimento de segurança, mas de valorização destes profissionais. Precisamos garantir a revisão dos valores reduzidos e que o município apresente uma justificativa”, afirma Dr. Leonardo Alcântara.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e permanece à disposição para dialogar e colaborar no que for necessário para assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais e um atendimento de excelência à população.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará