Após solicitação do Sindicato dos Médicos, CREMEC e Ministério Público constatam desmonte do Hospital Nossa Senhora da Conceição

Na manhã desta segunda-feira (30), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC) realizaram visita de fiscalização no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará, e constataram a operação de desmonte e a incapacidade de atendimento na unidade de saúde, conforme denunciado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará desde o início deste mês.

Leia mais: Sindicato dos Médicos visita Hospital Nossa Senhora da Conceição e constata desmonte

A visita foi acompanhada pelo vice-presidente da entidade, Dr. Edmar Fernandes, e a gerente jurídica Dra. Thaís Timbó. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e servidores.

Servidores foram ouvidos pelos representantes dos órgãos e Sindicato dos Médicos

Os representantes visitaram todas as dependências do hospital para verificar as condições de atendimento após a retirada de equipamentos e materiais transferidos ao Gonzaguinha de Messejana, e o orientaram os servidores em relação ao que é imprescindível funcionar.

“O Ministério Público e CREMEC confirmaram que o hospital não possui estrutura para o recebimento de crianças graves, pois retiraram todos os equipamentos dos berçários. Caso nasça uma criança em estado grave, precisará ser transferida de ambulância para uma unidade mais próxima. Além disso, não há previsão de planejamento da reforma ou remanejamento dos profissionais, e o hospital já se encontra praticamente vazio, sem pacientes”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

Mesmo com reiterados pedidos acerca do cronograma da reforma do hospital, a SMS, SPDM e gestão não souberam informar. Representantes da SMS, inclusive, confirmaram que outros equipamentos ainda serão retirados.

Após a reunião, o MPCE informou que realizará audiência com o SAMU e a regulação para garantir o funcionamento do suporte das crianças que nascerem em estado grave, e o CREMEC disse que um relatório será elaborado.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, mais uma vez, lamenta a situação, que ocorre sem controle e sem organização, e ressalta que seguirá adotando as providências cabíveis para que a gestão garanta o atendimento à população do Conjunto Ceará.