Pacientes internados em condições graves aguardam leito em cadeiras de plástico na UPA Canindezinho; Sindicato aciona novamente Sesa e ISGH
Mesmo após dois meses da vistoria do Cremec, os problemas ainda persistem. Procedimentos são realizados sem o mínimo de conforto e privacidade

O Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta quarta-feira (14), após o recebimento de novas denúncias em relação aos problemas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canindezinho.

Leia mais: URGENTE: relatório do CREMEC constata grande número de pacientes internados em péssima condição na UPA Canindezinho, conforme denunciado pelo Sindicato dos Médicos

A entidade recebeu um vídeo em que mostra pacientes idosos em condições graves, com dor abdominal aguda, insuficiência cardíaca e infecção urinária acomodados em cadeiras de plástico. Além disso, procedimentos são realizados sem o mínimo de conforto e privacidade.

O Sindicato dos Médicos ressalta que a situação da UPA Canindezinho já foi denunciada diversas vezes ao ISGH, à Sesa e ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec).

Inclusive, o Cremec atendeu pedido de fiscalização solicitado pela entidade e realizou vistoria na unidade de saúde no dia 19 de junho, confirmando os problemas apontados. Entre eles, a constatação de 12 pacientes internados na observação adulto, a improvisação de leito de estabilização na observação pediátrica e muitos pacientes internados, além da capacidade instalada, acomodados em péssimas condições.

Mesmo após dois meses da vistoria do Cremec, cujo relatório também foi encaminhado para a 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza (MPCE), os problemas ainda persistem.

“Infelizmente, a UPA Canindezinho representa o verdadeiro descaso da saúde pública. Pacientes graves e, principalmente, idosos em situações humilhantes, sem o mínimo de estrutura para serem atendidos adequadamente. Estamos denunciando esses problemas desde janeiro e nenhuma providência foi tomada”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera a solicitação de esclarecimentos urgentes a respeito da demora na resolução desses problemas, bem como a adoção de providências imediatas para sanar as irregularidades apontadas.