Sindicato aponta necessidade de contratação de médicos para atuarem no IJF e Frotinhas
No IJF, a maior queixa é a falta de médicos neurocirurgiões, enquanto os Frotinhas precisam de mais um ortopedista de plantão

O Sindicato dos Médicos do Ceará aponta necessidade de contratação de médicos para atuarem nos hospitais públicos de Fortaleza, principalmente no Instituto Dr. José Frota (IJF) e nos Frotinhas do Antônio Bezerra, da Parangaba e da Messejana. A carência de profissionais surge devido aos problemas de escalas incompletas e volume acentuado de procedimentos.

Leia mais: IJF: maior centro médico de urgência e emergência sofre com a escassez de insumos e medicamentos básicos

Segundo o secretário-geral da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, no IJF, são várias escalas desfalcadas, sem previsão de reposição e com redução da contratualização das cooperativas que prestam serviços. Enquanto nos Frotinhas, referência no atendimento traumatológico, existem apenas dois ortopedistas plantonistas, para emergências e cirurgias.

Na última quarta-feira (3), um ofício foi enviado ao superintendente do IJF, José Maria; ao prefeito de Fortaleza, José Sarto; e ao secretário de Saúde, Galeno Taumaturgo, relatando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais sobrecarregados, com sugestões de soluções.

No IJF, por exemplo, a entidade cita que a maior queixa é a falta de médicos neurocirurgiões. Recentemente, houve a necessidade da presença de dois neurocirurgiões no centro cirúrgico, e chegou uma criança com indicação de cirurgia, mas não tinha profissional disponível no momento.

Nos Frotinhas, o Sindicato dos Médicos destaca que o ideal seria uma escala com três ortopedistas plantonistas. “Quando um plantonista precisa entrar em centro cirúrgico, a emergência fica um caos. Essa escala precisa passar para três ortopedistas e existem várias soluções possíveis, como estender o contrato com a cooperativa de ortopedistas, fazer concurso público e antecipar a convocação dos aprovados na FAGIFOR”, afirma Dr. Leonardo Alcântara.

Sugestões

No ofício, a entidade sugere a extensão do contrato com a cooperativa de especialidades; realização de mais concursos públicos para servidor público estatutário, conforme indicação primária do Sindicato; e antecipação e aceleração da convocação do último concurso realizado da FAGIFOR.

O Sindicato dos Médicos ressalta que, apesar das recentes convocações relacionadas ao concurso público da FAGIFOR, bem como para o IJF, do edital de 2020, cujo prazo de vigência é até final deste ano, não houve a oferta de vagas abertas para médicos neurocirurgiões.

Quanto ao concurso da FAGIFOR, edital de janeiro de 2024, com convocação realizada em 20 de junho, ainda não foram divulgadas informações oficiais de quando ocorrerá o início das atividades destes profissionais, nem qual será a distribuição de lotação. “Estas informações são necessárias para que tenhamos certeza de que a citada insuficiência de médicos ortopedistas nos Frotinhas será sanada”, completa Dr. Leonardo Alcântara.

A entidade também cita que, conforme declaração do coordenador do Tesouro Municipal de Fortaleza, Ítalo Gomes, ao jornal O Povo, a cidade fez o maior volume de investimentos em 2023, executando R$ 1,056 bilhão. Além disso, também anexou, no ofício, tabela de “despesa com pessoal”, oriunda do Tribunal de Contas do Ceará, a qual consta que o município possui saúde financeira para contratação de mais médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e garante que tomará todas as medidas cabíveis para cobrar melhores condições de trabalho para os profissionais.