Cooperativas médicas que prestam serviços no IJF relatam recorrência de atrasos nos pagamentos desde janeiro; Sindicato alerta para risco de desassistência
Médicos relatam recorrência de atrasos salariais desde janeiro

Nesta quinta-feira (27), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou novo ofício ao superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), José Maria Sampaio, em relação ao atraso nos pagamentos às cooperativas médicas que prestam serviços no hospital. Conforme relatos, os atrasos ocorrem com recorrência desde janeiro.

Leia mais: Após Sindicato dos Médicos solicitar posto policial fixo no IJF, SSPDS diz que reforçou rondas ostensivas nas adjacências do hospital

No ofício, a entidade alerta que, caso a situação financeira não seja regularizada, haverá um sério risco de desassistência à população atendida pelo IJF. “A paralisação dos serviços médicos prestados por estas cooperativas poderá resultar em sérios problemas na assistência hospitalar, colocando em risco a saúde e a vida dos pacientes que dependem dos serviços oferecidos por esta instituição”, destaca Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Além disso, a entidade solicitou a adoção de medida imediata para restabelecer a normalidade na prestação dos serviços médicos, assim como a disponibilização de um cronograma detalhado de pagamento das dívidas existentes e uma justificativa formal das razões que levaram ao atraso.

O Sindicato dos Médicos também reitera que a demora nos pagamentos constitui não apenas um descumprimento contratual, mas também uma violação dos princípios éticos e legais que regem as relações de trabalho e prestação de serviços médicos.

Os efeitos da inadimplência também impactam diretamente na manutenção das condições dignas de trabalho, como compromete a qualidade da assistência médica ofertada à população.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para o diálogo em prol da melhoria das condições de trabalho e da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.