Diante de casos graves de insegurança, Sindicato dos Médicos solicita implantação de posto policial fixo no Instituto Doutor José Frota (IJF)
A entidade reforça que é fundamental que sejam adotadas medidas efetivas para garantir a segurança dentro da instituição

O Sindicato dos Médicos enviou ofício, nesta sexta-feira (26), ao Dr. Samuel Elânio de Oliveira Júnior, secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, ao Dr. José Maria Sampaio Menezes Júnior, superintendente do Instituto Doutor José Frota (IJF), e ao Dr. Heraldo Maia Pacheco, secretário Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), solicitando a implantação de posto policial fixo no IJF.

A entidade demonstra uma preocupação de extrema importância relacionada à segurança dos profissionais e dos pacientes do IJF, principal hospital de referência em atendimentos de urgência e emergência do Estado, já que a unidade atende diariamente um grande número de pacientes vítimas de violência, incluindo casos de baleados, esfaqueados e outras situações relacionadas a crimes diversos.

Além das ocorrências de crimes passionais, como recentemente noticiado, a entidade ressalta que muitos dos pacientes atendidos no IJF podem estar ligados a incidentes criminosos, como tentativas de homicídio, conflitos entre criminosos e facções. Diante dessa realidade, os profissionais de saúde encontram-se frequentemente expostos a situações de perigo, portanto, é fundamental que sejam adotadas medidas efetivas para garantir a segurança dentro da instituição, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que ali trabalham.

Leia mais: Serviços de anestesiologia podem ser suspensos no IJF por falta de repasse à COOPANEST, alerta Sindicato

O Sindicato destaca ainda que, conforme informações, frequentemente os pacientes vítimas de crimes recebem tratamento médico no IJF e costumam ser liberados sem que haja uma investigação adequada sobre o ocorrido. Nesse sentido, a presença de um posto policial dentro do hospital poderia facilitar o acesso das autoridades policiais aos pacientes para colher depoimentos e realizar investigações preliminares, contribuindo assim para o combate à impunidade e para a promoção da segurança pública.

“ A presença policial no local facilitaria a integração entre as equipes médicas e as autoridades de segurança, possibilitando uma colaboração mais efetiva em investigações relacionadas aos atendimentos hospitalares, além de prevenir incidentes violentos e garantir uma resposta rápida e eficaz em casos de emergência”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Diante do exposto, o Sindicato reitera o pedido a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará para que viabilize a implantação de um posto policial fixo na unidade de saúde e reforça a solicitação a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) para que seja implementado um posto fixo da Guarda Municipal dentro do IJF.

O Sindicato dos Médicos reitera seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição dos órgãos competentes para contribuir em ações pela garantia da segurança dos profissionais e dos pacientes do IJF.

Foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza