Na última quinta-feira (06), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao grupo Hapvida, denunciando diversas situações delicadas relacionadas ao centro cirúrgico do Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, em Fortaleza. Entre as situações, a ausência de médicos anestesistas na sala de recuperação pós-anestésica.
Conforme chegou ao conhecimento do Sindicato, o centro cirúrgico está sem médico anestesista na sala de recuperação pós-anestésica, ficando os pacientes sob os cuidados apenas da enfermagem. Além disso, os médicos precisam sair em busca de anestesistas para carimbar a folha de alta dos pacientes, como também os anestesistas que estão com pacientes anestesiados precisam dirigir-se aos que estão se recuperando para prestar assistência.
Ainda segundo as denúncias, os profissionais estariam saindo de cirurgia para outra, pois não podem esperar o maqueiro levar o paciente para a recuperação. “Essa situação é bastante preocupante, além de colocar os pacientes em risco, está sobrecarregando os médicos do setor. É mais que necessária, portanto, a contratação de mais técnicos e anestesistas para o centro cirúrgico deste hospital”, avalia Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
No ofício, o Sindicato dos Médicos solicita que o grupo Hapvida tome todas as medidas necessárias para que as situações relatadas sejam resolvidas de forma imediata.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as providências cabíveis para garantir condições de trabalho e de atendimento dignas.
Foto: Bolg do Lauriberto
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará