Sindicato cobra relatório de produção mensal e previsão para pagamento dos médicos que laboram em Horizonte por meio da Fundação Leandro Bezerra
Entidade encaminhou ofício à fundação e à Secretaria da Saúde de Horizonte, solicitando uma resolução célere para a situação

O Sindicato dos Médicos do Ceará tomou conhecimento que, devido a uma suposta ausência de relatório de produção mensal, não há previsão para pagamento do mês de fevereiro dos médicos do município de Horizonte vinculados à Fundação Leandro Bezerra de Menezes (FLBM). Nesta terça-feira (28), a entidade encaminhou ofício à fundação e à Secretaria da Saúde de Horizonte, solicitando uma resolução célere para a situação.

Leia mais: Sindicato dos Médicos denuncia falta de medicações básicas e estoque crítico de equipos nas UPAs geridas pela Fundação Leandro Bezerra

Conforme justificativa da Fundação Leandro Bezerra aos profissionais, o relatório de produção mensal de fevereiro precisa ser disponibilizado para que os médicos possam emitir a Nota Fiscal, no entanto, até o momento, o relatório não foi disponibilizado e, por isso, não há previsão para pagamento.

O Sindicato dos Médicos ressalta que a falta de previsibilidade dos pagamentos, além de prejudicar a organização financeira dos profissionais, pode refletir no desinteresse da categoria em continuar no vínculo, bem como causar transtorno na saúde pública.

A entidade também reitera que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente.  Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera o pedido para que a secretaria e a FLBM tomem todas as medidas necessárias para que a situação seja resolvida de forma célere, além de  garantir que não ocorram novas reincidências.