Nos dias 4 e 5 de agosto, o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou uma série de visitas a unidades de saúde em quatro municípios da Região Norte do Estado, com o objetivo de acompanhar de perto as condições de trabalho da categoria e fortalecer o diálogo com os profissionais. A agenda de visitas faz parte da programação do aniversário de 85 anos da entidade, comemorado no próximo dia 29.
Nestes dois dias, o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, e a advogada da entidade, Dra. Meire Marinho, percorreram os municípios de Frecheirinha, Itapajé, Itapipoca e Sobral. Nos próximos dias, os representantes da entidade também visitarão as principais unidades de saúde de Fortaleza e da Região do Cariri.

“Foram dois dias intensos e muito enriquecedores, marcados por conversas agradáveis com os colegas médicos. Tivemos a oportunidade de ouvir sugestões, acolher reclamações e receber agradecimentos pelo trabalho da entidade, que tem se mostrado cada vez mais presente e constante”, destaca Dr. Edmar Fernandes.
A visita iniciou em Itapipoca, no Hospital Regional e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde o presidente da entidade conversou com os profissionais, reforçando o trabalho da entidade em prol da defesa dos direitos da categoria, bem como os benefícios disponíveis aos sindicalizados.

Já em Frecheirinha, Dr. Edmar Fernandes, visitou o Hospital Menino Jesus de Praga. Na unidade, a entidade verificou a presença da Guarda Municipal fixa e destacou a importância da medida para contribuir com a segurança dos profissionais e dos pacientes.
Além disso, os profissionais informaram que os pagamentos referentes ao mês de março continuam em atraso. Atualmente, os médicos estão recebendo seus salários em dia, pagos pela prefeitura por meio de um “Pjotão”.

O presidente da entidade também foi até à Prefeitura de Frecheirinha e Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de acompanhar o andamento da ação judicial e garantir que os profissionais não sofram prejuízos, mas encontrou ambas fechadas.
Em Sobral, no Hospital Regional Norte, Dr. Edmar Fernandes foi recebido pela gestora e pelo diretor clínico da unidade, que acompanharam a visita aos profissionais. A agenda incluiu também a UPA Sobral. Em ambas as unidades não foram registradas demandas imediatas, e a entidade se colocou à disposição dos médicos sempre que necessário.
Ainda em Sobral, foi realizada visita ao Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) Geral. O objetivo foi verificar uma demanda relacionada à estrutura precária. No entanto, há dois meses a unidade foi transferida para um novo prédio, que atualmente encontra-se em reforma.
Os profissionais informaram que estão se readequando dentro da normalidade e que o CAPS está funcionando de forma gradativa durante esse período. Dr. Edmar Fernandes informou aos médicos que a entidade acompanhará a conclusão da obra até que esteja em pleno funcionamento.
A última visita foi realizada na cidade de Itapajé, também em tom institucional aos profissionais que atuam no Hospital e Maternidade João Ferreira Gomes.
O Sindicato dos Médicos do Ceará seguirá com a programação de visitas em alusão aos 85 anos de atuação, sempre atento à defesa de melhores condições de trabalho para a categoria.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará





