Médicos que atuam no SAMU Fortaleza estão novamente com os salários atrasados; Sindicato cobra providências
Os profissionais não receberam os valores de março e não houve esclarecimentos acerca dos motivos do atraso ou da previsão concreta de pagamento

O Sindicato dos Médicos oficiou, na última terça-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) solicitando esclarecimentos e providências quanto ao atraso no pagamento dos médicos que prestam serviços ao SAMU Fortaleza, vinculados à Cooperativa de Atendimento Pré & Hospitalar (COAPH). Conforme informações recebidas, permanece pendente o pagamento referente ao mês de março de 2026, apesar da regular prestação dos serviços.

De acordo com os relatos, a SMS teria solicitado à COAPH o envio da respectiva nota fiscal no dia 04 de maio de 2026, procedimento o qual costuma anteceder a efetivação do repasse financeiro. Contudo, até o presente momento, os profissionais não receberam os valores devidos, tampouco foram informados, de forma clara e oficial, acerca dos motivos do atraso ou da previsão concreta de pagamento.

A situação tem sido recorrente. Em abril, a entidade já havia oficiado a COPAH solicitando o repasse do mês de fevereiro. Em resposta enviada na última segunda-feira (11), a cooperativa informou que o pagamento foi regularmente efetuado.

O cenário tem gerado evidente insegurança aos médicos que atuam em serviço essencial de urgência e emergência, sobretudo diante da ausência de informações objetivas sobre a regularização dos valores pendentes.

Diante disso, a entidade solicita à SMS de Fortaleza esclarecimentos quanto ao motivo do atraso no pagamento referente ao mês de março, a realização do repasse financeiro à COAPH com a data do repasse, o valor pago e a competência correspondente.

Caso o repasse não tenha sido efetuado, o Sindicato solicita a justificativa para a pendência e a previsão objetiva para pagamento, além das providências que serão adotadas para evitar novos atrasos e a imediata regularização do débito e pagamento dos valores devidos.

Foto: PMF/Reprodução

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!