O Sindicato dos Médicos encaminhou ofício, nesta terça-feira (27), à direção do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) solicitando esclarecimentos diante da situação de atraso nos pagamentos dos profissionais médicos que atuam nas Upas do Edson Queiróz, Itaperi e Jangurussu referente ao mês de dezembro de 2025.
De acordo com denúncias, os profissionais não receberam os pagamentos até a presente data, o que tem impactado sua subsistência pessoal e comprometido o desempenho de suas atividades profissionais. O atraso e a falta de previsibilidade no recebimento de seus honorários geram um estado de desmotivação entre os profissionais, colocando em risco a qualidade da assistência prestada à população.
A entidade reforça que a perpetuação deste impasse pode culminar em graves consequências para o sistema público de saúde municipal, incluindo a possibilidade de adoção de medidas legais e administrativas mais incisivas.
Diante da situação, o Sindicato solicita ao IDEAS esclarecimentos formais sobre as causas desses atrasos e exige a imediata regularização dos pagamentos pendentes.
O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso com a categoria e segue acompanhando a situação até que os pagamentos sejam efetuados.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará