O Sindicato dos Médicos, em parceria com o Sindicato Estudantil, realizou no último domingo (21) a edição de Natal do Mutirão em Saúde, na comunidade Terra Prometida, em Fortaleza. A ação contou com o apoio da AEMED- CE, AMC Jovem e Unidos Pelo Bem. Participaram da ação também as Ligas de Medicina da Unifor, Unichristus e IDOMED – Canindé e o Curso de Odontologia da Unichristus. A iniciativa contou ainda com o apoio da Indaiá, Uniodonto e do Jornal do Médico.
Nesta edição, foram realizados 54 atendimentos médicos gratuitos com o recebimento dos medicamentos receitados e atendimento odontológico com a distribuição de 200 kits de higiene bucal. A população também teve acesso a assessoria jurídica gratuita, realizada pela equipe do departamento jurídico da entidade
“Esse foi um momento histórico para a entidade, onde reunimos diversos estudantes e profissionais da saúde para exercer um trabalho social muito importante que é de levar assistência médica gratuita para a população. Essa edição foi a maior já realizada”, afirma Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.
Durante a ação, foi feita ainda a entrega de 250 kits de brinquedos e 300 marmitas para a população, além da realização de recreação e distribuição de lanches para as crianças.
“O aluno de medicina precisa ter esse olhar social, pois isso faz parte da formação de um bom profissional. Servir é uma forma de mudar realidades que é algo que a gente acredita como entidade sindical”, ressalta a presidente do Sindicato Estudantil, Arina Nobre.
Ao longo de 2025, foram realizados seis Mutirões em Saúde que contabilizaram mais de 400 atendimentos médicos gratuitos para a população de diversas comunidades. As edições foram realizadas em Quixeramobim, Barbalha, Horizonte e Fortaleza.
O Sindicato dos Médicos apoia o projeto “Mutirão em Saúde” e reforça sua grande importância para a formação profissional dos estudantes de medicina, pois possibilita a ampliação do ensino da universidade com vivências práticas e sociais.
Confira as fotos da ação:
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará





















