Nesta terça-feira (18), aconteceu a abertura do I Fórum do CFM e Escolas Médicas, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília-DF. “O Futuro da Medicina Começa no Ensino: Qualidade e Segurança como Missão do CFM” foi o tema desta edição inaugural, que contou com a participação de médicos, estudantes de medicina, representantes de autarquias médicas e de outras classes profissionais.
O encontro tem como objetivo discutir sobre a qualidade e a segurança na formação dos futuros médicos brasileiros, por meio de palestras e mesas-redondas. Na abertura da solenidade, o Presidente do CFM, Dr. José Hiran da Silva Gallo, destacou a atuação da entidade, além da importância do evento e da relação entre conselho e escolas médicas. O primeiro ponto levantado para discussões no encontro foi a necessidade da realização do exame de proficiência médica para estudantes recém-formados. Por unanimidade, os representantes de entidades médicas defendem a aprovação do PL nº 2.294/2024, que corre em tramitação no Senado Federal, que institui este exame.
Além disso, representantes do Sindicato dos Médicos do Ceará também estiveram presentes no evento. O Presidente da Entidade, Dr. Edmar Fernandes, foi expositor na mesa-redonda “O Exame Nacional de Suficiência/Proficiência: construção, formato e impacto esperado para a sociedade”. Além de destacar a relevância do fórum, ele ressaltou o exame de proficiência médica como ferramenta de redução de desigualdade entre profissionais pelo país e apontou sobre o aumento de novos cursos de medicina – sem equipamentos adequados – como um dos maiores desafios para essa equidade. “Concordaríamos com a abertura, desde que houvesse condições [de infraestrutura e docente necessárias]. O ideal é que fossem abertas faculdades melhores, onde você pudesse contar com hospital, centros cirúrgicos e de imagem de excelência”, pontua.
Além de dialogar sobre questões acerca da formação de futuros médicos no país, o encontro também vai abordar pontos sobre a qualidade do atendimento e segurança do paciente. O I Fórum do CFM e Escolas Médicas encerra nesta quarta-feira (19), às 13h, nos formatos presencial (Sede oficial do CFM) e online (via transmissão virtual).
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará




