Urgente: Hospital Albert Sabin corre risco de desassistência dos serviços de cirurgia pediátrica; Sindicato cobra medidas imediatas
A descontinuidade do atendimento comprometerá gravemente a rede assistencial e exporá crianças e suas famílias a inúmeros riscos

O Sindicato dos Médicos oficiou, na última segunda-feira (29), a secretária de saúde do Estado do Ceará, Dra Tânia Mara, e a diretora do Hospital Infantil Albert Sabin, Dra Fábia Linhares, solicitando esclarecimentos acerca do encerramento do contrato de prestação dos serviços de cirurgia pediátrica no HIAS, a partir de 21 de outubro, conforme informado pela Cooperativa dos Pediatras do Ceará (COOPED).

A entidade reforça que a cirurgia pediátrica trata-se de um serviço de alta complexidade e essencialidade, sendo o HIAS referência estadual em pediatria, absorvendo demandas de todo o Ceará e, de Estados vizinhos. A descontinuidade deste atendimento comprometerá gravemente a rede assistencial e exporá crianças e suas famílias a risco iminente de desassistência.

O Sindicato ressalta ainda que a cirurgia pediátrica exige formação altamente especializada, estrutura hospitalar adequada e integração multiprofissional, não podendo ser substituída por outros serviços de forma imediata ou improvisada. O encerramento do contrato, sem uma solução substitutiva previamente estruturada, configurará um colapso assistencial.

Diante do cenário, o Sindicato solicita à Sesa que informe quais providências já foram ou serão adotadas para garantir a manutenção ininterrupta do serviço de cirurgia pediátrica no HIAS; esclareça quais alternativas de cobertura assistencial estão sendo planejadas para os pacientes já em acompanhamento e aqueles em fila de procedimentos; e garanta, de forma pública e transparente, que não haverá interrupção ou redução da capacidade cirúrgica da unidade.

À direção do hospital, a entidade solicita, além das medidas emergenciais para a continuidade do atendimento, um relatório sobre o impacto estimado da interrupção dos serviços de cirurgia pediátrica no fluxo assistencial do hospital e a indicação das tratativas que a direção-geral está conduzindo junto à Sesa, a fim de evitar a paralisação do serviço.

O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para dialogar e colaborar na construção de soluções que assegurem a continuidade da assistência pediátrica, sempre em defesa dos profissionais e, principalmente, da população cearense.

Foto: Casa Civil/Reprodução

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!