O Sindicato dos Médicos, representado pelo seu presidente, Dr. Edmar Fernandes, e pelo delegado sindical, Dr. Levi Carioca, participou de reunião, na última segunda-feira (15), com a secretária de saúde de Maracanaú, Vanderlange de Sousa Gomes, e o diretor do Hospital Municipal João Elísio de Holanda, Dr. Pedro Coelho, para tratar demandas da categoria no município.
Entre as pautas, foi discutida a defasagem salarial dos profissionais da atenção básica, acumulada há 5 anos, com perda aproximada de 40% do poder de compra. A entidade apresentou proposta de atualização com base no IPCA e correção salarial. A pasta informou que segue em diálogo com o prefeito e a gestão para buscar estratégias de reajuste.
O Sindicato tratou ainda da jornada de trabalho dos médicos e o terceiro turno. Muitos profissionais possuem contratos que não especificam horários de saída, apenas a carga horária, o que tem dificultado o planejamento pessoal e financeiro dos médicos. A entidade apresentou proposta de realizar o pagamento e contratação desse terceiro turno incluindo um valor adicional de “sobreaviso” de forma que o médico disponibilizará seu tempo, mas com a segurança do pagamento adicional.
Com relação ao atraso do salário do mês de junho dos médicos cooperados que atuam no Hospital Municipal João Elísio de Holanda, através da COAPH, devido a falta de repasse da prefeitura, a entidade foi informada que em até 48h a gestão forneceria um prazo para definição dos pagamentos.
“A reunião com os representantes de Maracanaú foi muito produtiva e esperamos que as demandas apresentadas sejam avaliadas e aprovadas. É de extrema importância que o canal de diálogo entre o Sindicato dos Médicos e os gestores municipais e estaduais esteja sempre disponível para que possamos garantir melhorias aos profissionais”, afirma Dr. Edmar Fernandes.
O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso com a categoria e aguarda o retorno das demandas apresentadas além do cumprimento do prazo para a definição dos pagamentos dos médicos.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará