O Sindicato dos Médicos divulga, nesta sexta-feira (12), nova atualização do Devedômetro. Em agosto, oito municípios cearenses continuam em débito com os médicos. O município de Tarrafas, que mantinha dívida referente a dezembro de 2024, efetuou repasse após atuação da entidade.
Os dados apontam que em relação à última lista, houve o pagamento de alguns meses, no entanto, as gestões municipais voltaram a atrasar ou ainda não quitaram as negociações.
Caucaia se mantém na lista, pois ainda estão sendo repassados os valores dos débitos dos meses de novembro e dezembro de 2024, negociado em oito parcelas. Apesar do acordo, o período do débito só será retirado do Devedômetro quando todas as parcelas forem pagas.
Já em Maracanaú, os médicos do Hospital Municipal João Elísio de Holanda relataram atraso do mês de junho, situação que se mantém constante no município. Em Altaneira, Capistrano, Cascavel, Iguatu, Pacatuba e Sobral os débitos de 2024 permanecem em aberto.
Os dados publicados refletem as pendências registradas até agosto, cobradas de forma administrativa pelo Departamento Jurídico da entidade. Além dos oito municípios, outros nove ainda enfrentam ações judiciais para efetuarem os pagamentos. Caso algum município regularize os débitos após a divulgação, a atualização será feita no Devedômetro do mês seguinte.
“O Devedômetro é uma ferramenta monitorada pelo nosso Departamento Jurídico para verificar quais os municípios costumam atrasar os pagamentos dos médicos, servido de alerta para os profissionais que desejam atuar nessas localidades”, afirma Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.
Municípios com dívidas até agosto de 2025
Altaneira
Local: Hospital Municipal Euclides Nogueira Santana
Período: Dezembro de 2024
Capistrano
Local: Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazaré
Período: Dezembro de 2024
Cascavel
Local: Unidade de Convivência do Autista (UCA)
Período: Outubro, novembro e dezembro de 2024
Caucaia (Pagamento parcelado)
Local: Hospital Municipal de Caucaia Abelardo Gadelha da Rocha
Período: Novembro e dezembro de 2024
Local: UPAs Centro e Jurema
Período: Novembro e dezembro de 2024
Iguatu
Local: UPA Iguatu
Período: Dezembro de 2024
Maracanaú
Local: Hospital Municipal João Elísio de Holanda
Período: Junho de 2025
Pacatuba
Local: UPA de Pacatuba
Período: Dezembro de 2024
Sobral
Local: UPA Sobral
Período: Novembro e dezembro de 2024
*Caso o município efetue o pagamento após publicação dessa lista, será atualizado no mês seguinte.
Municípios com ações judiciais até abril de 2025
- Acarape: novembro e dezembro de 2020
- Aracati: plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA
- Catunda: plantões dos dias 06,07,09,13,14,20,21,27,28 de novembro de 2016
- Horizonte: fevereiro de 2023
- Maranguape: dezembro de 2020
- Morada Nova: outubro de 2021
- Mulungu: agosto, setembro e outubro de 2015
- Paramoti: dezembro de 2020
- Pires Ferreira: 2012
Como acionar o Devedômetro
O Sindicato dos Médicos orienta os profissionais a documentarem os plantões para comprovações futuras. Em caso de prejuízos salariais, o médico associado, deve procurar imediatamente a entidade para que as providências sejam tomadas.
O Devedômetro funciona da seguinte forma: o Sindicato é acionado por associados cujas remunerações estão em atraso. Após checar a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através do seu Departamento Jurídico. Esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o pagamento. A divulgação refere-se sempre aos débitos do mês anterior.
A ferramenta, criada em 2017 para divulgar a lista de municípios com ações judiciais para pagar salários dos médicos, agora contabiliza os municípios que possuem dívidas atuais, ainda cobradas de forma administrativa.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará