O Sindicato dos Médicos oficiou, na última quinta-feira (28), a Secretária Municipal de Saúde de Itapipoca, Georgina Freire Machado, solicitando esclarecimentos e providências sobre as condições de trabalho e o atraso de pagamentos dos médicos vinculados ao Instituto de Excelência em Saúde Pública (IESP).
De acordo com denúncias, os pagamentos referentes aos serviços prestados desde o mês de julho encontram-se em aberto, sem previsão de regularização, comprometendo a subsistência de diversos profissionais que atuam de forma regular. Segundo o IESP, o atraso ocorre devido a falta de repasse financeiro por parte da Prefeitura Municipal.
No entanto, segundo informações obtidas junto ao setor financeiro, já teriam sido realizadas reuniões entre representantes do município e do instituto para tratar da regularização dos pagamentos, sem, contudo, qualquer resolução e sem nenhuma comunicação junto aos profissionais.
Ainda conforme denúncias, após mudança de gestão em junho deste ano, os médicos vêm enfrentando um aumento desproporcional nas cobranças de desempenho, especialmente no que diz respeito aos indicadores, além de sofrerem pressões cotidianas e registros de demissões, o que contribui para um ambiente laboral inadequado e psicologicamente desgastante.
Diante do cenário, a entidade solicita a SMS de Itapipoca esclarecimentos acerca da atual situação dos contratos com o IESP e dos repasses financeiros destinados ao pagamento dos profissionais médicos, além de informações sobre as providências que estão sendo adotadas para assegurar a regularização dos salários e a manutenção de condições dignas de trabalho nas unidades de saúde do município.
O Sindicato dos Médicos reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para o diálogo com a gestão municipal a fim de evitar o agravamento do cenário e garantir a assistência à população com qualidade e segurança.
Foto: Djair Dutra/Reprodução
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará