O Sindicato dos Médicos recebeu ofício da empresa Hapvida Assistência Médica, nesta segunda-feira (04), o qual esclarece episódio de violência ocorrido durante plantão noturno no Hospital Antônio Prudente, denunciado pela entidade no dia 21 de julho.
De acordo com ofício, a Hapvida esclarece que o evento se tratou de um episódio no qual um paciente psiquiátrico entrou em estado de surto, o que levou o acompanhante de outro paciente presente no local e que desconhecia a condição do referido paciente psiquiátrico, a acionar a Polícia Militar. A ocorrência relatada foi prontamente controlada mediante a intervenção da Polícia Militar, para quem foram prestados todos os esclarecimentos necessários, além de registro de Boletim de Ocorrência.
No ofício, a Hapvida e o Hospital Antônio Prudente repudiam veementemente qualquer ato de violência direcionado aos seus profissionais, sejam médicos ou demais colaboradores envolvidos na prestação dos serviços assistenciais, assim como contra seus clientes.
Com relação às denúncias de falhas estruturais e operacionais, o hospital esclarece que está sendo realizada uma ampliação do setor de trauma/ortopedia, incluindo o redimensionamento dos consultórios, a criação de um ambulatório para procedimentos eletivos, bem como o ajuste da estrutura e do dimensionamento da área de observação.
Além disso, foi promovida a estruturação para o atendimento médico e da equipe multiprofissional no local. Foram também implantadas duas salas de ambulatório destinadas à regularização do fluxo de retornos pós-operatórios, contribuindo para a redução do impacto sobre os atendimentos de emergência. A escala médica foi ampliada conforme o dimensionamento projetado com a coordenação médica da unidade hospitalar, visando atender à crescente demanda assistencial.
Com relação a falta de segurança, a Hapvida informa que foi realizado o ajuste nos controles de acesso às dependências do hospital, especialmente no setor de trauma/ortopedia, com o objetivo de reforçar a segurança da unidade.
O Sindicato dos Médicos reafirma seu compromisso com a categoria e segue atuando para que os profissionais tenham condições dignas para exercer seu trabalho.
Foto: O Povo/Reprodução
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará