Médicos cooperados que atuam na UPA de Sobral estão com os salários de março de 2025 em atraso; Sindicato cobra regularização
Os médicos que prestaram serviços entre os dias 11 e 18 de março de 2025 ainda não receberam seus vencimentos, encontrando-se em um limbo administrativo

Médicos que atuaram na UPA Hugo Mendes Parente no município de Sobral, através da Cooperativa Platinum, enfrentam atraso nos pagamentos. A entidade enviou ofício, na última terça-feira (13), ao prefeito e a secretária da saúde do município, Oscar Spindola e Michelle Alves, respectivamente, solicitando esclarecimentos e imediata regularização.

Segundo informações recebidas pela entidade, a organização social Platinum, responsável pela gestão anterior, recebeu o repasse da prefeitura referente aos dias 1 a 10 de março de 2025. A nova Organização Social, que assumiu o contrato, efetuou o pagamento pelos dias 19 a 31 de março de 2025. Entretanto, os médicos que prestaram serviços entre os dias 11 e 18 de março de 2025 ainda não receberam seus vencimentos, encontrando-se em um limbo administrativo, embora tenham exercido suas funções regularmente e sem interrupções.

“Esse atraso configura uma grave ofensa ao direito dos trabalhadores, que vêm sendo penalizados por uma indefinição de responsabilidade entre entes públicos e prestadores de serviço. O trabalho médico, prestado com zelo e responsabilidade, não pode ser tratado como acessório ou contingente a trâmites burocráticos”, afirma Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.

Leia mais: Após o recebimento dos pagamentos de janeiro e fevereiro, médicos da UPA de Sobral cancelam paralisação que iniciaria neste sábado (22)

Diante da gravidade da situação, a entidade solicita a Prefeitura de Sobral e a SMS do município esclarecimentos formais sobre a responsabilidade pelo pagamento do referido período, além da apresentação imediata de um fluxo administrativo e cronograma claro para a regularização imediata dos valores devidos e a garantia de que casos semelhantes não voltarão a ocorrer em futuras transições contratuais.

O Sindicado dos Médicos reitera seu compromisso com os médicos e se compromete a acompanhar essa demanda em busca de uma solução célere afim de evitar medidas judiciais e paralisações por parte dos profissionais prejudicados.

Foto: Jornal Correio da Semana/Reprodução

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!