O Sindicato dos Médicos oficiou, na última segunda-feira (05), a secretária da saúde do Estado, Dra. Tânia Mara, e o presidente da Cooperativa de Atendimento Pré-hospitalar (COAPH), Dr. José Newton Lacerda, solicitando esclarecimentos e providências urgentes acerca de denúncias recebidas a respeito da inadimplência da COAPH, empresa responsável, até recentemente, pela contratação de médicos no Hospital Regional de Iguatu.
De acordo com informações recebidas pela entidade, a COAPH deixou de realizar os pagamentos referentes aos serviços prestados nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2024 pelos profissionais médicos que atuaram na unidade. A entidade reforça que mesmo após a substituição da cooperativa e mudança na forma de contratação, os médicos não foram devidamente ressarcidos pelos plantões realizados naquele período, tampouco houve manifestação da COAPH quanto à previsão de regularização dos débitos.
“Essa situação tem causado enorme prejuízo aos profissionais, que se veem desamparados diante da omissão da contratante. A entidade irá atuar ativamente para que os médicos sejam valorizados e seus salários sejam devidamente pagos”, afirma Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.
Diante do cenário, o Sindicato solicita esclarecimento à Sesa e a COAPH sobre quais medidas serão adotadas para assegurar o pagamento dos valores devidos aos médicos. Além disso, a entidade solicita ainda à Sesa a previsão de intermediação ou responsabilização da COAPH para quitação das pendências, bem como se a secretaria possui informações atualizadas sobre a postura da COAPH diante das obrigações contratuais assumidas.
O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso com a categoria e destaca que, diante da gravidade do caso e da ausência de solução amigável, tomará todas as medidas judiciais cabíveis.
Foto: Mais FM/Reprodução
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará