O Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo presidente Dr. Edmar Fernandes, os diretores Dr. Sandro Bandeira e Dr. Levi Carioca, e a advogada Dra. Vivian Nogueira, participou de uma reunião na manhã desta sexta-feira (7) para discutir sobre o fechamento e o remanejamento dos profissionais do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Logo cedo, houve mobilização dos moradores e servidores contra o fechamento da unidade para reforma.
A reunião contou com a presença de entidades sindicais da saúde, servidores e do representante da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Francisco Pereira Alencar.
De acordo com Dr. Edmar Fernandes, foi uma reunião exaustiva. Ele pontuou a necessidade do pleno funcionamento do Gonzaguinha de Messejana e do Hospital da Mulher para atender a demanda e criar escalas para absorver os funcionários do Hospital Nossa Senhora da Conceição enquanto estiver fechado.
Hoje à tarde, haverá uma nova reunião no Conselho de Saúde, e o presidente do Sindicato dos Médicos levará a sugestão para que o hospital não seja totalmente fechado e que a reforma, a qual a entidade é a favor, ocorra gradualmente, sem prejudicar os atendimentos e os profissionais.
“Vamos continuar trabalhando para evitar o fechamento, mas estamos nos preparando para que os funcionários sejam transferidos para outro hospital. Esse é um acordo que fizemos com a SMS”, afirma Dr. Edmar Fernandes.
O diretor Dr. Sandro Bandeira também destacou que a reunião foi conflitante e ressaltou a necessidade de redimensionamento dos profissionais durante a reforma.
Dr. Levi Carioca ressaltou, ainda, a importância das entidades sindicais nas discussões de políticas públicas da cidade. “É muito importante que, em todas as discussões de políticas públicas, os sindicatos e as entidades representativas estejam presentes, porque, muitas vezes, são feitas dentro de uma sala, enquanto nós, que estamos na ponta vendo as complicações e os problemas, precisamos ser ouvidos. Aqui, temos servidores que trabalham nessa unidade há bastante tempo e a sua voz precisa ser valorizada”, afirma o diretor.
Entenda
No dia 7 de setembro de 2024, o Sindicato dos Médicos foi acionado com a denúncia da operação de desmonte do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Os aparelhos e insumos foram retirados do hospital para serem transferidos para reinauguração do Gonzaguinha de Messejana.
A entidade realizou diversas visitas ao local para averiguar a saída dos materiais, inclusive com a presença de representantes do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC).
Em seguida, o Ministério Público realizou uma visita institucional, com a presença de representantes do Sindicato dos Médicos, ao Gonzaguinha de Messejana, onde foi verificado que o hospital não possuía condições adequadas para reabertura, principalmente na emergência obstétrica, assim como não foram localizados os equipamentos retirados do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Fortaleza iniciou os trâmites para dar início às obras de requalificação do HNSC. Conforme anúncio, as primeiras ações serão a remoção de equipamentos e dos sete pacientes que se encontram internados na unidade.
Ainda segundo a prefeitura, os profissionais e equipamentos serão transferidos para outras maternidades municipais, como o Hospital da Mulher e os Gonzaguinhas da Barra do Ceará, José Walter e Messejana. No entanto, ainda não ficou claro como será o remanejamento das escalas dos profissionais, sobretudo dos médicos.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e garante que manterá diálogo com a Prefeitura de Fortaleza para assegurar que não haja prejuízo aos profissionais.
Galeria de fotos
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará