Na manhã desta sexta-feira (28), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu diversos vídeos mostrando os alagamentos ocorridos no Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana, com as chuvas da noite dessa quinta-feira (27). As imagens mostram setores alagados, como a sala de pequenos procedimentos e a UTU, que ficou totalmente inutilizada para não expor os profissionais e pacientes a riscos.
Também foi registrado o momento em que um pedaço do forro de gesso cai, assustando os profissionais que se apressaram em desocupar a área. Além disso, vazamentos de águas foram observados nas lâmpadas dos corredores do hospital.
O Sindicato dos Médicos informa que já oficiou a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) requerendo uma vistoria emergencial para avaliar os danos e riscos, como também os reparos urgentes nas instalações elétricas e hidráulicas, principalmente nas áreas próximas aos pacientes.
A entidade lembra que o Frotinha de Messejana foi reaberto há menos de um ano, após uma reforma de R$ 17 milhões. “A atual situação evidencia falhas graves na estrutura física da unidade, incompatíveis com o padrão de qualidade anunciado durante sua entrega. O cenário coloca em risco iminente a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais, além de comprometer o funcionamento da unidade, que atende urgências e emergências traumatológicas e cirúrgicas 24 horas”, destaca Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos.
Ainda no ofício a SMS, o Sindicato pede a realocação imediata de pacientes em risco para unidades seguras e um relatório detalhado sobre as causas dos problemas, bem como das medidas preventivas que serão adotadas.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para colaborar na mediação de soluções.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará