Na última terça-feira (14), o Sindicato dos Médicos do Ceará acionou a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e a KOS Medical acerca dos atrasos nos pagamentos dos médicos que atuam na Unidade de Convivência do Autista (UCA). Os profissionais não receberam os valores referentes aos serviços prestados nos meses de outubro, novembro e, possivelmente, dezembro.
Segundo informações recebidas pela entidade, o contrato da Prefeitura de Cascavel com a empresa IESP, responsável por contratar a KOS Medical, estaria em processo de rescisão devido à troca de gestão municipal. A situação tem causado preocupação e insegurança entre os profissionais.
O Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos também apurou que o problema pode estar relacionado a questões orçamentárias e judiciais envolvendo precatórios, o que resultou no bloqueio judicial das contas do município.
“Essa situação demonstra não apenas a ausência de planejamento financeiro adequado para lidar com compromissos legais já conhecidos, mas também a negligência em assegurar que medidas preventivas fossem tomadas para evitar impactos negativos na prestação de serviços essenciais, como a saúde pública”, afirma Dr. Luigi Morais, presidente interino do Sindicato dos Médicos.
Além de solicitar esclarecimentos urgentes a SMS, a entidade também requereu justificativas sobre as medidas adotadas pela gestão municipal para regularizar o pagamento dos profissionais de saúde, em especial os médicos contratados pela KOS Medical.
O Sindicato também pediu explicações sobre o motivo de não ter sido incluído no orçamento municipal um plano de pagamento para a quitação dos precatórios, e quais providências estão sendo tomadas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reforça que a omissão ou falhas no planejamento financeiro e orçamentário por parte da gestão pública geram prejuízos incalculáveis não só aos profissionais, mas a toda população.
Foto: Divulgação
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará