Após o Sindicato dos Médicos do Ceará enviar Notificação Extrajudicial de nº 0019/2024, na última segunda-feira (13), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) prestou esclarecimentos sobre a Pesquisa de Qualidade do Centro Cirúrgico HUWC 2024. A resposta foi recebida pela entidade na mesma data.
Segundo a Ebserh, a pesquisa de qualidade realizada pela instituição é parte do exercício regular do poder diretivo, sem controle sobre as respostas ou divulgação. Também ressaltou que foi iniciada uma investigação preliminar conforme a Norma Operacional de Controle, devido à ausência de solicitação formal e autorização para a divulgação de slides e materiais relacionados.
A empresa reforçou que estão sendo tomadas medidas para garantir a celeridade e eficiência da apuração dos fatos, com monitoramento constante para responsabilizar os envolvidos, caso se confirmem irregularidades. Além disso, respondeu que a revisão dos fluxos de comunicação e controle de documentos internos está sendo realizada de forma contínua por uma equipe técnica especializada, visando otimizar processos e assegurar a integridade das informações.
Sobre as normas de confidencialidade e o Código de Ética, a Ebserh informou que são constantemente reforçados, com protocolos atualizados de proteção de dados e segurança da informação. Também afirmou que a capacitação das equipes será intensificada por meio de treinamentos periódicos.
Por fim, a Ebserh comunicou que o Complexo Hospitalar da UFC convidou os profissionais representados pelo Sindicato dos Médicos para uma reunião presencial, com o objetivo de esclarecer pendências e estabelecer um diálogo construtivo.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que continuará atuando até que toda a situação seja esclarecida de forma satisfatória aos profissionais.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará