O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu a denúncia que a partir desta sexta-feira (20) estará suspenso o fornecimento de refeições (almoço e jantar) para os profissionais e pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jurema, em Caucaia.
Na última quinta-feira (19), a entidade oficiou o secretário de Saúde, Zózimo Medeiros, solicitando esclarecimentos sobre o motivo para a suspensão e quais providências estão sendo tomadas para garantir as refeições.
“A ausência de alimentação para os profissionais em regime de plantão compromete a capacidade de concentração, aumenta a possibilidade de erros, problemas nos fluxos de atendimentos e queda no desempenho geral. Além disso, a ausência de refeições para os pacientes internados ou em observação gera riscos de agravamento do quadro clínico”, ressalta Dr. Luigi Morais, presidente interino do Sindicato dos Médicos.
A entidade também reforça que, caso confirmada a ausência de alimentação, pode resultar em sérias consequências éticas, legais e humanitárias, impactando negativamente a saúde pública no município de Caucaia.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para dialogar e colaborar na busca de soluções que resguardem o pleno funcionamento da UPA Jurema e os direitos dos profissionais e pacientes.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará