O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado com a denúncia de que os médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Cristo Redentor, Bom Jardim e Vila Velha, geridas pelo Instituto Viva Rio, não possuem diferenciação de valores para plantões em feriados e feriados nobres. Na última terça-feira (17), a entidade oficiou o Instituto e a empresa IGMC, solicitando a revisão dos valores para os plantões.
O Sindicato dos Médicos ressalta que são chamados feriados nobres datas especiais, como Natal, Réveillon e Carnaval. No entanto, conforme tabela apresentada pelos profissionais, além de não estar definido quais datas são consideradas nobres, o valor da hora nobre é pago com um acréscimo de 20% em relação ao valor da hora normal.
As denúncias também apontam sobre uma discordância entre a empresa IGMC e o Viva Rio no que diz respeito à recusa de pagamento dos valores nobres no final do ano.
“O que queremos saber é, de forma clara e oficial, quais dias serão considerados feriados nobres e se haverá pagamento conforme indicado na tabela, para que possamos tomar nossas providências necessárias junto a categoria para dar uma resolutividade sindical para este assunto. Até o momento, não houve qualquer pronunciamento oficial por parte dessa empresa, o que aumenta a insatisfação e a insegurança”, afirma Dr. Luigi Morais, presidente interino do Sindicato dos Médicos.
O Sindicato dos Médicos ressalta que a prática adotada por muitos serviços de saúde é, no mínimo, pagar feriados considerados mais simples com o valor de finais de semana, e destaca que datas como a Semana Santa, Páscoa e Dia das Mães são classificadas como nobres.
A entidade também destaca que a revisão de diferenciação dos valores para os plantões em feriados e feriados nobres, contribuirá para a valorização da classe médica, a atração de profissionais qualificados e o fortalecimento do compromisso com a qualidade assistencial.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para dialogar e, se necessário, colaborar na construção de soluções que atendam aos interesses mútuos.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará