Sindicato notifica extrajudicialmente superintendência do Complexo Hospitalar da UFC solicitando providências imediatas acerca da Pesquisa de Qualidade do Centro Cirúrgico HUWC – 2024
Além dos esclarecimentos insuficientes e contraditórios, a superintendência ainda não adotou nenhuma das medidas indicadas

Na última sexta-feira (13), o Sindicato dos Médicos do Ceará notificou extrajudicialmente a superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Josenília Maria Alves, solicitando as providências imediatas das medidas mencionadas nos esclarecimentos respondidos no último dia 10 em relação à condução, divulgação e impactos da “Pesquisa de Qualidade do Centro Cirúrgico HUWC – 2024”.

Leia mais: CH-UFC diz que iniciará investigação para apurar se houve irregularidade na disponibilização dos dados da Pesquisa de Qualidade do Centro Cirúrgico HUWC 2024

A entidade ressalta que, além dos esclarecimentos insuficientes e contraditórios, a superintendência ainda não adotou nenhuma das medidas indicadas, assim como não informou o cronograma de efetivação das providências que deverão ser tomadas.

Conforme informado anteriormente, o Complexo Hospitalar da UFC iria abrir investigação preliminar nos termos da Norma Operacional de Controle Disciplinar (NOCD) imediatamente, além de revisar os fluxos de comunicação e controle de documentos internos e reforçar as normas de confidencialidade e do Código de Ética junto às equipes.

Na notificação extrajudicial, o Sindicato dos Médicos solicita a adoção de celeridade em toda a sua tramitação com a apuração dos responsáveis, caso a abertura de investigação já tenha sido instaurada, bem como o cumprimento imediato das demais providências mencionadas.

Além disso, a entidade requereu a divulgação de Nota Oficial de Retratação Pública emitida pelo Complexo Hospitalar da UFC reconhecendo as falhas na condução e no vazamento da Pesquisa, com pedido formal de desculpas aos anestesiologistas e à equipe médica prejudicada.

Caso as providências não sejam cumpridas no prazo de cinco dias corridos após o recebimento da notificação, o Sindicato dos Médicos adotará todas as medidas legais cabíveis, dentre elas, o ajuizamento de Ação Indenizatória Coletiva por Danos Morais, Representação Formal junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), e Denúncia à Controladoria-Geral da União (CGU), para verificação de negligência administrativa e responsabilização de gestores.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e segue atento ao cumprimento das medidas.

Foto: UFC

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!