Sindicato solicita esclarecimentos à Central da Regulação das Internações de Fortaleza (CRIFOR) acerca da ausência de regulação de pacientes para o Hospital Nossa Senhora da Conceição
De acordo com relatos, a CRIFOR recebeu orientações da SMS de Fortaleza para não encaminhar pacientes a unidade de saúde

O Sindicato dos Médicos encaminhou ofício a Coordenação da Central da Regulação das Internações de Fortaleza (CRIFOR), na última sexta-feira (18), solicitando esclarecimentos acerca da ausência de regulação de pacientes para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, sob a justificativa de que este não está recebendo pacientes devido à falta de materiais. A entidade recebeu relatos de diversos colaboradores, gerando grande preocupação quanto à continuidade dos serviços prestados à população.

Ainda conforme relatos, no dia 18 de outubro de 2024, houve uma ligação oriunda do município de Caucaia questionando se o Hospital Nossa Senhora da Conceição estava recebendo pacientes. A resposta recebida foi negativa, com a justificativa de que o material do Hospital Nossa Senhora da Conceição foi deslocado para o Hospital Gonzaguinha de Messejana.

De acordo com informações, nas últimas semanas, ordens expressas da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS) orientam a CRIFOR e os postos de saúde a procederem desta forma, o que tem gerado preocupação sobre a garantia de um atendimento médico adequado na rede pública de saúde.

Diante dessa situação, o Sindicato solicita esclarecimentos urgentes sobre o que foi relatado, bem como uma explicação detalhada sobre como estão sendo feitas as orientações e encaminhamentos por parte da CRIFOR em relação ao atendimento no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Leia mais: Em audiência virtual, Ministério Público informa que notificará SMS para garantir pleno funcionamento do Hospital Nossa Senhora da Conceição e do Gonzaguinha de Messejana em 48 horas

A entidade reitera a importância de que os esclarecimentos sejam prestados com a máxima urgência, considerando também as recomendações do Ministério Público do Estado do Ceará, especificamente a Recomendação nº 0009/2024/137ª PmJFOR e a Recomendação nº 0010/2024/137ª PmJFOR, que foram direcionadas à SMS de Fortaleza e à SPDM.

Nas recomendações, o MPCE deixa explícita a necessidade de que o Hospital Nossa Senhora da Conceição seja devidamente abastecido com todos os materiais e equipamentos necessários para seu pleno funcionamento, sem que recursos sejam retirados de outros hospitais da rede. Além disso, reforça a importância da manutenção de uma equipe completa de enfermagem neonatal 24 horas para a unidade.

O Sindicato reafirma seu compromisso com a categoria e aguarda uma resposta urgente e providências imediatas para garantir a segurança e a qualidade do atendimento médico prestado à população.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!