Sindicato solicita esclarecimentos acerca da falta de repasse do município ao instituto que gerencia a UPA de Morada Nova; Situação tem causado sérios prejuízos aos médicos
A dívida acumulada do município com o Instituto de Gestão e Cidadania (IGC) já ultrapassa o montante de R$ 2.000.000,00 decorrente da falta de repasses mensais

O Sindicato dos Médicos oficiou, nesta sexta-feira (18), o secretário de saúde do município e Morada Nova, Luiz Carlos da Silva, solicitando esclarecimentos sobre a ausência de repasse dos valores referentes ao mês de setembro de 2024 ao Instituto de Gestão e Cidadania (IGC), o que tem causado sérios prejuízos aos médicos que atuam nos equipamentos públicos deste município, contratados por intermédio do referido instituto.

De acordo com informações, a justificativa apresentada pelo município é que o repasse só será realizado após a assinatura do aditivo ao contrato, que permitirá a continuidade do IGC à frente da UPA de Morada Nova. No entanto, a entidade ressalta que a dívida acumulada do município com o IGC já ultrapassa o montante de R$ 2.000.000,00 decorrente da falta de repasses mensais devidos, além da demanda de atendimentos, que tem excedido o teto contratual inicialmente estabelecido.

“Ainda em 2020, outra Organização Social que atuava na gestão de serviços de saúde no município enfrentou situação semelhante, com a interrupção dos repasses devidos, que resultou em prejuízos para a categoria médica. Essa é uma situação não pode se repetir, pois acarreta danos à saúde pública e à segurança dos profissionais”, afirma Dr. Luigi de Morais, presidente interino do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos solicita esclarecimentos urgentes sobre os fatos relatados e o imediato pagamento dos valores devidos, além de informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para evitar a recorrência deste tipo de situação.

Foto: Reprodução/Facebook