Nesta segunda-feira (7), o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou o superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), José Maria, sobre possível suspensão dos serviços de anestesiologia a partir desta sexta-feira (11). O motivo é o débito de quase R$ 2 milhões com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST), responsável pelas escalas de anestesiologistas no hospital.
Conforme a cooperativa, atualmente existem faturas em aberto que totalizam R$ 1.874.471,94, referentes aos meses de fevereiro, maio, junho e julho deste ano.
O Sindicato dos Médicos alerta que a continuidade dos débitos poderá levar à desobrigação da cooperativa em cumprir as escalas de anestesiologia no IJF, comprometendo a assistência aos pacientes, ou seja, a interrupção desses serviços acarretará sérias consequências para os procedimentos cirúrgicos.
A entidade também destaca que, nos últimos anos, a repetição de atraso nos pagamentos tem gerado incertezas e compromissos não cumpridos pontualmente, e aponta para a necessidade de um planejamento financeiro adequado por parte do IJF, a fim de evitar recorrências.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que tomará todas as medidas cabíveis para assegurar a regularização dos pagamentos aos médicos, bem como garantir o atendimento da população.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará