Sindicato dos Médicos visita Hospital Nossa Senhora da Conceição e constata desmonte
Macas e colchões já sendo higienizados para serem transferidos e leitos pediátricos estão sendo desocupados

Após o recebimento de fotos denunciando a continuação do desmonte do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará, o Sindicato dos Médicos do Ceará retornou à unidade, nesta quarta-feira (25), e constatou que salas e leitos estão sendo desmontados, bem como os equipamentos e materiais já estão sendo transferidos para o Gonzaguinha de Messejana.

Leia mais: Prefeitura de Fortaleza continua com desmonte do Hospital Nossa Senhora da Conceição; materiais estão sendo levados para Gonzaguinha de Messejana

A visita foi realizada pelo vice-presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, o diretor Dr. Luigi de Morais e a gerente jurídica da entidade, Dra. Thaís Timbó. Os representantes do Sindicato dos Médicos identificaram a desocupação de leitos pediátricos, macas e colchões sendo higienizados para serem transferidos, além da sala de emergência obstetrícia sendo desmontada, mesmo com a estrutura nova e em perfeitas condições de atendimento.

Na ocasião, também conversaram com os médicos para entender como está sendo o processo de retirada dos equipamentos e foram informados que, em novembro, os servidores serão remanejados.

A reinauguração do Gonzaguinha de Messejana estava prevista para o dia 12 de setembro, porém foi adiada ainda sem nova data definida. O Sindicato dos Médicos ressalta que a Prefeitura de Fortaleza já adotou essa mesma postura após o fechamento do Gonzaguinha de Messejana, no segundo semestre de 2022, quando os equipamentos da unidade também foram retirados para a reinauguração do Gonzaguinha de José Walter.

No dia 7 de setembro, o vice-presidente e o secretário-geral do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Leonardo Alcântara, estiveram no local e já haviam constatado a retirada de materiais e de equipamentos da sala de curetagem da maternidade. Em seguida, foram oficiados a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC) em busca de esclarecimentos e de uma vistoria no hospital, sem respostas até o momento.

“Fomos informados que os leitos pediátricos, que atendem principalmente crianças em estado grave, devem ser retirados ainda hoje para inauguração do Gonzaguinha de Messejana. Vão acabar com toda essa estrutura nova, toda feita para atender essas crianças. Isso é um crime, que vai acabar com a possibilidade da realização de um parto”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que continuará solicitando esclarecimentos dos órgãos responsáveis, bem como cobrando a garantia da prestação dos serviços à população atendida no Hospital Nossa Senhora da Conceição.