Residência cirúrgica: após ação do Sindicato e FMB, direção do HGF se compromete em aumentar número de cirurgias
Dr. Edmar Fernandes se reuniu com direção do hospital para discutir o impacto causado nos residentes devido à redução no número de cirurgias

Nesta sexta-feira (30), o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, que também é representante da Federação Médica Brasileira (FMB) na Comissão Nacional de Residência Médica, participou de uma reunião com a diretora-geral do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Dra. Ivelise Regina Canito, para tratar acerca do impacto causado na residência das clínicas cirúrgicas devido à redução no número de cirurgias realizadas no hospital.

Leia mais: Suspensão de cirurgias eletivas no HGF por falta de equipe de enfermagem está impactando residência das clínicas cirúrgicas; Sindicato solicita restabelecimento das atividades

Na reunião, a diretora garantiu que serão abertas novas salas de cirurgias em setembro, com equipes completas, aumentando o número de cirurgias. Além disso, se comprometeu em realizar um levantamento no final do mês comprovando que, de fato, houve aumento nos procedimentos, como também se prontificou em convocar todos os coordenadores de residências cirúrgicas no Estado para debater a problemática e assegurar que os residentes e a população não serão prejudicados com a redução de cirurgias.

No início do mês de julho, o Sindicato dos Médicos e FMB foram provocados com denúncias sobre a queda no volume de cirurgias eletivas em diversas especialidades por falta de profissionais. A problemática foi, inclusive, noticiada em reportagem publicada pelo jornal O Povo no dia 2 de julho.

Logo após o recebimento das denúncias, o Sindicato dos Médicos e FMB solicitaram esclarecimentos à direção do HGF, à Comissão Regional de Residência Médica (CEREM) e à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

No dia 23 de julho, Dr. Edmar Fernandes e o diretor do Sindicato dos Médicos, Dr. Luigi de Morais, se reuniram com a direção do HGF para esclarecer a questão de falhas nos serviços de residência de cirurgia geral. Na ocasião, a direção informou que enviaria um ofício em resposta ao pedido de esclarecimentos e que marcaria nova reunião para detalhar o que estava acontecendo e dar uma previsão de quando a situação seria resolvida.

“A reunião de hoje com a direção do HGF foi um divisor de águas na qualidade das residências cirúrgicas, pois com essas novas diretrizes será possível demonstrar as potencialidades de cada hospital, para que o rodízio de cirurgias seja mais rico para cada residente, que terão a oportunidade de adquirir experiência em outras áreas”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que seguirá acompanhando a demanda até o total restabelecimento das atividades cirúrgicas do HGF.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!