Médicos realizam protesto na Sesa contra defasagem salarial
A Secretaria da Saúde vem praticando critérios de menor preço para a contratação de empresas especializadas no fornecimento de mão de obra médica

Médicos que atuam nos hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizaram protesto nesta segunda-feira (5) em frente ao órgão devido à defasagem salarial. O ato contou com o apoio do Sindicato dos Médicos do Ceará.

Leia mais: Médicos que atuam no Hospital de Messejana, por meio da CEMERGE, enfrentam atraso salarial; Sindicato solicita providências à SESA

A Sesa vem praticando critérios para a contratação de empresas especializadas no fornecimento de mão de obra médica visando o menor preço, impactando em uma redução de mais de 20% nos valores pagos aos médicos.

“Estamos aqui em frente a Sesa para manifestar nosso repúdio sobre os valores pagos aos colegas médicos através das cooperativas”, afirma Dr. Maurício Granja, diretor do Sindicato dos Médicos.

A defasagem salarial também impacta os médicos servidores estaduais, que receberam um reajuste de apenas 5,62% neste ano. A entidade ressalta que a consequência disso é, além da insatisfação dos profissionais, a diminuição da qualidade de atendimento e prejuízo para a população cearense.

“Estamos aqui reivindicando melhores condições salariais e de trabalho. Infelizmente, a Sesa vem praticando valores, hoje, que já sofrem uma defasagem e ainda pouco fizeram um procedimento de licitação que reduzem esse valor ainda mais em 20%. É inadmissível, os profissionais médicos precisam de estrutura e condições de trabalho mais dignas”, explica Dra. Thaís Timbó, gerente jurídica do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará assegura que continuará atuando por melhores condições de trabalho e valorização para a categoria.