Médicos que atuam na unidade de saúde móvel pediátrica do Hospital Infantil de Fortaleza estão com salários de maio e junho em atraso
Sindicato dos Médicos oficiou o Instituto Cisne, a Med Cons - Serviços de Consultoria Médica e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

Os médicos que atuam na unidade de saúde móvel pediátrica do Hospital Infantil de Fortaleza estão com salários de maio e junho em atraso. Logo após tomar conhecimento da situação, o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou o Instituto Cisne, a Med Cons – Serviços de Consultoria Médica e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), na última quinta-feira (1º).

Leia mais: Sindicato dos Médicos alerta sobre possível descontinuação de serviços de anestesiologia no IJF por meio de cooperativa e solicita regularização de pagamentos

A entidade solicitou esclarecimentos sobre a situação, bem como a adoção urgente de medidas que visem a regularização da situação, assegurando o pagamento integral e pontual dos citados médicos.

“A ocorrência destes atrasos desmotiva a classe médica e, infelizmente, pode refletir futuramente no desinteresse forçoso destes profissionais em continuarem com o referido vínculo, buscando oportunidades em outras localidades onde as condições sejam mais favoráveis”, ressalta Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos esclarece que a Prefeitura de Fortaleza é a responsável pela transferência dos recursos financeiros ao instituto, que repassa à Med Cons, a qual detém a responsabilidade final pela remuneração dos médicos.

Código de Ética Médica

De acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, como também suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância para que todas as medidas necessárias sejam tomadas para regularizar a situação.

Foto: Prefeitura de Fortaleza