CREMEC fiscaliza UAPS Francisca de Fátima, em Caucaia, após pedido do Sindicato dos Médicos e dá prazo de oito dias para regularização do fornecimento de água
O documento também confirma que os profissionais estão impossibilitados de realizarem higiene básica e alguns serviços estão suspensos

Atendendo solicitação do Sindicato dos Médicos do Ceará, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) realizou fiscalização na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Francisca de Fátima, em Caucaia, na última quarta-feira (31). No dia 23, a entidade acionou o órgão, bem como a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia acerca da falta de água na unidade desde o dia 18.

Leia mais: Sindicato dos Médicos aciona CREMEC e Secretaria de Saúde de Caucaia para fiscalizar a UAPS Francisca de Fátima devido à falta de água

Conforme relatório do CREMEC, a falta de água foi constatada pelo motivo de ausência de pagamento à Cagece. O documento também confirma que os profissionais estão impossibilitados de realizarem higiene básica, como usar o banheiro ou lavar as mãos, e que os serviços de coleta ginecológica e curativos foram suspensos.

Devido à gravidade da situação, o CREMEC estabeleceu o prazo de oito dias corridos para regularização do fornecimento de água potável para a unidade, com possibilidade de interdição ética médica caso não seja resolvida.

“Há exposição constante dos profissionais a riscos biológicos, sem ter como fazer limpeza adequada. A água que conseguem para uma limpeza mínima dos banheiros e necessidades individuais vem em baldes, que a equipe solicita em imóveis vizinhos”, aponta o documento.

Irregularidades

Além da falta de água, o CREMEC detectou que dos sete consultórios, apenas dois possuem pia. Também verificou a ausência de ar-condicionado e impressora, e outros problemas como infiltrações nas paredes, revestimento quebrado e geladeira inapropriada para o armazenamento de vacinas.

Para essas outras pendências, o CREMEC estabeleceu o prazo até 31 de agosto para que as providências sejam tomadas, sob risco de interdição da unidade.

O relatório foi enviado ao Sindicato dos Médicos, Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia, Sanitária de Caucaia e PMJ de Caucaia.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que acompanhará até que a situação seja resolvida.

Foto: Jaime Rodrigues/Google