Suspensão de cirurgias eletivas no HGF por falta de equipe de enfermagem está impactando residência das clínicas cirúrgicas; Sindicato solicita restabelecimento das atividades

Conforme informações recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, as cirurgias eletivas em diversas especialidades no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) estão suspensas devido à falta de equipe de enfermagem. Além de uma queda significativa no volume de cirurgias nos últimos meses, a situação tem impactado negativamente a residência das clínicas cirúrgicas do hospital.

Leia mais: Sindicato dos Médicos participa de cerimônia em comemoração aos 55 anos do HGF

Nessa segunda-feira (22), a entidade oficiou a diretora-geral do HGF, Dra. Ivelise Regina Canito, e a secretária da Saúde do Ceará, Dra. Tânia Mara Coelho, solicitando esclarecimentos sobre a situação, bem como o restabelecimento das atividades cirúrgicas. O Sindicato ressalta que a continuidade dessa problemática não só prejudica a formação dos médicos residentes, comprometendo a qualidade do atendimento futuro, como também expõe os pacientes a riscos desnecessários.

As informações repassadas aos médicos indicam que o problema está relacionado ao piso da enfermagem, pois a cooperativa responsável pela contratação não está disposta a pagar o salário adequado. Também foram informados sobre um acordo para a realização de uma cirurgia por dia de cada especialidade, que não está sendo cumprido.

“Recebemos relatos de especialidades que há mais de 30 dias não realizam cirurgias eletivas e a rotina cirúrgica praticamente não existe mais. Os médicos residentes ressaltam que no HGF a deficiência de equipe é um problema crônico. No início do ano, houve falta de anestesistas, agora, falta técnico de enfermagem, profissionais essenciais para a instrumentação das cirurgias”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Reunião

Nesta terça-feira (23), logo após envio do ofício, o vice-presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, representante da Federação Médica Brasileira (FMB) na Comissão de Residência Médica, e o diretor da entidade, Dr. Luigi de Morais, se reuniram com a direção do HGF para esclarecer a questão de falhas nos serviços de residência de cirurgia geral. A direção informou que enviará um ofício em resposta ao pedido de esclarecimentos, assim como marcará uma reunião com a entidade para detalhar o que está acontecendo e dar uma previsão de quando a situação será resolvida.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis para garantir a reposição adequada dos profissionais necessários e o restabelecimento das atividades cirúrgicas do HGF.

Foto: Governo do Ceará