Retorno do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar para a Polícia Militar do Ceará impactará população que depende do SUS, alerta Sindicato dos Médicos
Em 13 de setembro de 1993, o HPM/CE passou a atender pelo SUS através de convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa)

O Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, nesta segunda-feira (22), ao tomar conhecimento das tratativas relativas ao retorno do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) para a estrutura organizacional da Polícia Militar do Ceará. A entidade alerta para o impacto que a medida causará na população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais: Sindicato solicita que Secretaria da Saúde do Ceará reavalie os editais de licitação e garanta remuneração adequada aos médicos

No ofício, a entidade solicitou informações detalhadas de como o Estado do Ceará pretende absorver a demanda atendida pelo HMJMA nas outras unidades de saúde, garantindo que não haja perda de qualidade nos serviços prestados à população.

Atualmente, o hospital conta com uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCo), com oito leitos; um Centro de Imagem, com equipamentos de Raio-X de última geração, ultrassons, ecocardiograma, mamógrafo, entre outros; e Centro Cirúrgico.  Além disso, passou por reformas estruturais, possui parcerias com instituições de ensino, implantando residência médica em cirurgia com 04 vagas através da Escola de Saúde Pública, e possui a Revista Científica, com publicação de artigos de casos atendidos.

“Com o retorno dessa unidade para a gestão da Secretaria de Segurança Pública, todos esses atendimentos aparentemente deixarão de ser ofertados aos usuários do SUS, reduzindo ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde. Embora reconheçamos que para a Polícia Militar do Ceará trata-se de um grande ganho, para os usuários do SUS representa uma potencial perda”, alerta Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Entenda

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar foi criado pelo Decreto nº 527, de 1º de abril de 1939, inicialmente funcionando como Hospital Central da Polícia Militar do Ceará (HPM/CE). Em 13 de setembro de 1993, o HPM/CE passou a atender pelo SUS por meio de convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), sendo classificado como hospital de média complexidade com capacidade instalada de 72 leitos.

Impacto

Desde que foi incorporado à Secretaria da Saúde do Ceará, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar vem beneficiando a população atendida pelo SUS.

Em 10 anos, houve um aumento de 92% no número de cirurgia realizadas. Em 2013, foram 281 e em 2023, 3.937. Em relação aos procedimentos na maternidade, de 1.391 subiu para 1.756 (20%); as consultas passaram de 10.588 para 27.351 (61%); e os exames de 7.100 para 33.605 (78%).

Campanha

O Sindicato dos Médicos lançou campanha de conscientização sobre a importância da assistência do hospital para a população do SUS, alertando para o retrocesso que representa o retorno do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar para Hospital da Polícia Militar.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a necessidade de um posicionamento da Sesa acerca da redistribuição da demanda de atendimentos para outras unidades de saúde.

Foto: Governo do Ceará