Médicos atuam no Hospital Municipal de São Luís do Curu com atrasos de pagamentos e más condições de trabalho; Sindicato oficia Secretaria de Saúde
Os relatos também apontam para uma sobrecarga de trabalho, com apenas um médico para cobrir todo o horário de atendimento

Médicos que atuam no Hospital Municipal de São Luís do Curu enfrentam más condições de trabalho e salários em atraso desde o mês de maio. A situação foi relatada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará ao secretário de Saúde do município, José Raimundo Machado, por meio ofício enviado na última segunda-feira (15).

Leia mais: Sindicato oficia Secretaria de Saúde de Uruburetama para averiguar possível insuficiência de médicos no Hospital Antônio Nery Filho

Conforme os relatos recebidos pela entidade, o ambiente de trabalho encontra-se em estado precário, com instalações inadequadas que colocam em risco não apenas a saúde dos pacientes, mas também a dos próprios profissionais médicos. As condições incluem problemas estruturais devido a uma obra inacabada e de higiene, além da presença de animais, especificamente gatos, no interior das instalações hospitalares, aumentando o risco de infecções e doenças.

Os relatos também apontam para uma sobrecarga de trabalho imposta aos médicos, com apenas um profissional para cobrir todo o horário de atendimento.  “Este cenário resulta em jornadas extenuantes, potencializando o risco de erros médicos e afetando negativamente a saúde física e mental do profissional. Adicionado a isso, os profissionais ainda enfrentam atrasos em seus salários. Uma situação que deve ser resolvida o mais rápido possível”, afirma Dr. Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos.

Diante dos relatos, a entidade solicita as seguintes medidas: a regularização imediata dos pagamentos atrasados; melhoria das condições de trabalho; conclusão da obra; controle de animais no interior do hospital; e aumento do quadro de médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a necessidade para que sejam garantidas as condições dignas de trabalho e qualidade da assistência prestada à população.